Blog »

BLUGRAMA NO JORNAL ZERO HORA

Kalapalo 03/03/2012 0
Nota publicada no jornal Zero Hora, de Porto Alegre, no dia 16 de fevereiro de 2012, sobre o Guia de Trilhas Serra Geral BluGrama.

Texto da nota na íntegra:

BIKE
por Poti Silveira Campos poticampos@gmail.com

Guia com trilhas no RS e em SC

Guilherme Cavallari, um dos maiores especialistas em rotas de cicloturismo no país, tem se dedicado principalmente a descobrir e divulgar percursos em Minas Gerais, São Paulo, no Rio de Janeiro e em Santa Catarina. Agora, o aventureiro, escritor e editor se dedicou a uma região que deverá atrair a atenção também de ciclistas gaúchos. Trata-se da identificação de 1.611 quilômetros de trilhas, ligando Gramado a Blumenau. A exploração de Cavallari está no Guia de Trilhas Serra Geral (BluGrama), com 136 páginas, 160 fotos, 33 mapas coloridos, 32 gráficos de altimetria, hospedagens, alimentação, segurança e contatos locais.

Cavallari estima em 32 dias o tempo necessário para percorrer todo o roteiro, batizado de BluGrama – de Blumenau e Gramado, ida e volta por caminhos diferentes. O caminho está divido em cinco etapas que podem ser feitas em períodos diferentes – entre três e 10 dias de duração cada um. A média de quilometragem diária é de 50 quilômetros.
Os municípios

As cidades incluídas no roteiro do BluGrama:

Blumenau, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio, Apiúna, Ibirama, Aurora, Ituporanga, Petrolândia, Rio Rufino, Urubici, Bom Jardim da Serra, Cânion Monte Negro, São José dos Ausentes, Cambará do Sul, São Francisco de Paula, Gramado, Lajeado Grande, Cambará do Sul, Jaquirana, São José dos Ausentes, Cachoeirão dos Rodrigues, São Joaquim, Urupema, Urubici, Santa Rosa de Lima, Anitápolis, Alfredo Wagner, Ituporanga, Vidal Ramos, Botuverá e Blumenau.

Onde adquirir

O livro está disponível no site da Kalapalo Editora www.kalapalo.com.br. No site, também é possível localizar lojas e livrarias que comercializam a publicação em Caxias do Sul, Lajeado, Porto Alegre e Santa Maria. O preço sugerido é de R$ 39.