Blog »

CARRAPATOS… INVERTEBRADOS DO OFÍCIO

Kalapalo 01/06/2011 6

O sovaco é meu! A coceira que vocês podem adivinhar também é minha! A culpa é dos &#%@*! dos carrapatos “micuim” que estão (ou estavam) habitando minhas áreas íntimas sem convite ou permissão…

Ossos (invertebrados) do ofício de aventureiro profissional. Percalços que tenho que enfrentar no meu dia a dia por trilhas… Quem mandou não estudar!

Mas quero aproveitar a ocasião e os longos minutos que passo em frente ao computador me coçando, para explicar um pouco sobre esses minúsculos carrascos… Os carrapatos!

Artrópode da ordem dos ácaros, são ectoparasitas hematófagos e transmitem várias doenças. Traduzindo… Artrópodes (do grego arthros: articulado e podos: pés, patas, apêndices), ou seja, são animais invertebrados que possuem membros rígidos e articulados e vários pares de pernas. Ácaros são em sua maioria predadores, dos quais o carrapato é parasita do homem (também)… Eu que o diga! Continuando… Ectoparasita = parasita externo e hematófago = que se alimenta de sangue.

Quer dizer… O carrapato tem um monte de patas articuladas, não tem ossos, são parasitas do homem, bebem seu sangue e (graças a Allah) ficam do lado de fora do nosso corpo… Então eu não reclamo, porque podia ser pior!

Mas no final das contas, a culpa é minha, que sou alérgico ao infeliz. Culpa dobrada, porque me desloquei até seu habitat e trouxe ele comigo para casa. Basta uma picada e logo aparece uma bolha na minha pele e, na sequência, uma pequena ferida que coça horrores! A chateação pode durar até duas ou três semanas! O que faço? Vamos lá…

Assim que percebo a primeira picada, tento não entrar em pânico (difícil)… Tomo banho com bastante sabonete e esfrego meu corpo com uma bucha natural até a pele ficar escarlate. Acho que assim me livro da maioria dos monstrinhos. Depois infernizo a Adriana, minha mulher, para caçar o restante da manada no meu corpo. Fico pelado e deixo ela armada com lanterna de cabeça, pinça e lente de aumento. Se a infestação persiste, tomo um banho de repelente de insetos. No atual caso, depois de fazer tudo isso, agora estou usando uma pomada anti-histamínica para melhorar a coceira.

Para me proteger, sempre que faço trilhas em trekking uso camisa de mangas compridas, calça comprida, boné, meias e botas. Se faço trilha de bike, procuro não me enfiar desnecessariamente no mato fechado, empurrando a bike. Mas a verdade é que o carrapato existe em todo lugar do mundo e quem vai para o mato acaba sendo encontrado por ele.

Alguém tem alguma sugestão a dar sobre o tema?

  1. VissottoJr 01/06/2011 at 17:48 - Responder

    Comentário: Pegou em Extrema? Se foi, dei sorte. Nem sinal de picadas, o que me deixa muito feliz que da ultima vez que "micuinzei" a coisa foi feia no nível da cintura.
    Abraço e coce com moderação!

  2. giovanni 01/06/2011 at 21:06 - Responder

    Comentário: Caro Guilherme,

    Uma dica: Vc pode adquirir em PET shops o Front line. Sim, é pra cães, mas é otimo para evitar que esses bichos peguem na gente quando vamos para trilha. Não faz mal. Pelo menos para mim nunca fez.
    Em casos extremos, vale apena passar um pano umido nas partes afetadas (com pelos) de butox diluido em agua (5ml para cada 10lts)
    Não pode "tomar banho" porque da intoxicação. Mas um pano umido com a solução é tiro e queda. Mata 100% dos infelizes...

  3. Nathalia 05/06/2011 at 22:34 - Responder

    Comentário: Cuidado com eqüinos! Éguas e carrapatos é uma dupla infalível como Batman e Robin, onde tem égua tem carrapatos. O mesmo não acontece com os cavalos.
    Evite pastos com éguas, pois mesmo que os criadores dedetizem os animais, essa praga continua nos pastos.
    Sé você não é do ramo fica uma dica para distinguir as éguas dos cavalos sem precisar levantar o rabo, rsrsrs. Em algumas raças, os cavalos têm crina comprida e as éguas têm crina curta (raspada ou aparada).

  4. Anonymous 09/01/2012 at 19:10 - Responder

    Comentário: Putz, que Suvaqueira horrivel, como o pobre carrapato teve coragem de picar essa suvaqueira. Pobre carrapato

  5. Anonymous 06/02/2012 at 19:00 - Responder

    Comentário: A única forma de evitar (antes de entrar em contato) é passando um óleo sobre a pele (untando, como diriam os mais humildes) ...

  6. paduano 01/08/2012 at 2:07 - Responder

    Comentário: Álcool canforado.......quem avisa amigo é.