Blog »

CHECKLIST: CICLOTURISMO ESPORTIVO DE 4 DIAS

Kalapalo 01/06/2010 0

Fui convidado a participar de um pedal de quatro dias no feriado de Corpus Christi. Vou para Blumenau encontrar um grupo local de ciclistas com larga experiência de exploração na região, especialmente pelas geladas montanhas de Santa Catarina – onde esta a cidade mais fria do Brasil.

A previsão do tempo diz será a semana mais fria do ano até o momento e pode chover. É comum tempestades e frio intenso no estado, então preciso me preparar para o que o Brasil tem de pior (ou “melhor”, dependendo da perspectiva de cada um) no que diz respeito ao frio.

A idéia é pedalar cerca de 300 km e dormir em pequenas pousadas serranas. Esse é meu checklistpara essa brincadeira (os principais itens tem link para seus respectivos sites, para maiores informações)…

A proposta do pedal é o que eu denomino de “cicloturismo esportivo”, ou seja, viajar com o mínimo de peso possível, pedalar por terreno mistos e inclusive técnico (com singletracks, ou trilhas estreitas), visando fazer alta quilometragem diária em pouco tempo.
Como vamos dormir em pousadas e comer em restaurantes, mesmo que muito simples, não precisamos de equipamento de acampamento e, portanto, não precisamos de alforjes ou bike trailers. A roupa de pedal é a mesma todos os dias (basta caprichar no desodorante) e a muda de roupa para a noite também pode servir para pedalar em condições muito frias (como é esperado).