Blog »

CICLOVIAGEM 4

Kalapalo 22/06/2010 0

A Cicloviagem 4, publicada no Volume 4 da coleção Guia de Trilhas enCICLOpédia, conecta em quatro dias e 184 km de trilhas, as cidades e distritos de Campos do Jordão, Sapucaí Mirim, São Bento do Sapucaí, Luminosa, Brazópolis, Olegário Maciel, São José do Alegre, Itajubá e Piranguçu, terminando em Campos do Jordão.

Esse roteiro, criado por mim em 2007, já foi percorrido por muita gente e inclusive foi tema de uma longa matéria publicada na edição especial Aventura da revista Viagem e Turismo (Editora Abril, dezembro 2007), que você també pode conferir visitando a sessão NA MÍDIA do site da Kalapalo Editora (http://www.kalapalo.com.br/verMidia.php?id=31).

A Cicloviagem 4, a Cicloviagem 2 (Joanópolis – Monte Verde – Gonçalves – São Francisco Xavier – Joanópolis) e a Cicloviagem 5 (Passa Quatro – Virgínia – São Lourenço – Pouso Alto – Itanhandu – Passa Quatro) terminaram por servir de base e inspiração para a criação da cicloMANTIQUEIRA, maior roteiro de mountain bike do Brasil e um dos maiores do mundo, também criado por mim e publicado pela Kalapalo Editora.

DIA 1, de Campos do Jordão a São Bento do Sapucaí, passando por Sapucaí Mirim, descendo pela tradicional trilha Cabana Norge

DIA 1, essa descida passa em frente a um dos ícones naturais da região, a Pedra do Baú

DIA 1, um dos pontos mais bonitos do dia é o pitoresco vale do Ribeirão do Baú, já quase no fim da longa descida quase ininterrupta de mais de 20 quilômetros…

DIA 1, o terreno é firme e bem conservado, por estradas de terra com pouquíssimo movimento de veículos motorizados…

DIA 2, o percurso de São Bento do Sapucaí a Brazópolis, passando pela simpática vila de Luminosa, se afasta dos cumes da Serra da Mantiqueira…

DIA 2, todo o tempo pedalamos por estradas de terra sem movimento de carros e com apenas uma subida e uma descida mais acentuadas e longas…

DIA 3, de Brazópolis a Itajubá, passando por Olegário Maciel e São José do Alegre, mas sem passar pela cidade de Piranguinho…

DIA 3, as estradas de terra ficam mais estreitas e desertas e a vista da Serra da Mantiqueira cada vez mais bonita…

DIA 3, um dia sem grandes subidas e descidas…

DIA 3, nunca abaixo de 800 metros de altitude e sempre observando a Mantiqueira ao longe…

DIA 4, de Itajubá de volta a Campos do Jordão…

DIA 4, tudo o que foi descido no DIA 1 será subido novamente nesse dia, mas por caminhos diferentes…

DIA 4, a serra que leva de Piranguçu a Campos do Jordão é longa e extenuante…

DIA 4, mas a recompensa está na paisagem e na vista que se estende ao horizonte…

DIA 4, já no topo da serra, estradinhas de terra repletas de araucárias nos levam até o centrinho de Campos do Jordão…Gostou do percurso? Você gostaria de fazer essa aventura?

Está tudo minuciosamente mapeado, descrito, fotografado e planilhado no Volume 4 da coleção Guia de Trilhas enCICLOpédia, juntamente com outras nova trilhas de 14 a 60 quilômetros de extensão, em Atibaia, Campos do Jordão, Jarinu, Jundiaí, Piracaia e Serra Negra. O livro também traz dicas de técnicas de pilotagem de mountain bike.

No blog há resenha dos demais livros e álbum de fotos de diversas outras cicloviagens publicadas, basta pesquisar…

Guia de Trilhas enCICLOpédia 4
Guilherme Cavallari
Kalapalo Editora
2007
52 páginas
R$ 21
ISSN 9771809710001 04
http://www.kalapalo.com.br/