Blog »

COMO ANDA O PROJETO BLUGRAMA?

Kalapalo 08/09/2011 0

Primeiro vale explicar a foto… Eu estava fazendo o mapeamento do Primeiro Anel do Blugrama, com meu amigo Hendrik Fendel, quando esse cachorrinho saiu do nada latindo e perseguindo minha bike… Vi o bicho se aproximar, constatei que era inofensivo e continuei meu pedal… Hendrik estava parado para fazer a foto e flagrou o absurdo… O cachorro quis fazer uma curva fechada em alta velocidade e CAPOTOU!

Hahahahahaha!

A foto ficou hilária! O bichinho, claro, se levantou de um pulo, como se nada tivesse acontecido, e ainda teve gás para perseguir a bike do Hendrik um pouco… Cachorrinho fugido do Cirque du Soleil!

Voltando à questão… Como anda o projeto Blugrama?

Está na fase final de mapeamento. Vou viajar para o Rio Grande do Sul em breve, muito breve, para pedalar as dez últimas etapas do Guia de Trilhas Serra Geral (Blugrama), livro que lançarei em dezembro.

Relembrando…

Trata-se do maior circuito de mountain bike do Brasil, com 33 dias previstos de viagem e aproximadamente 1.513 quilômetros de trilhas consecutivas, conectando Blumenau (Santa Catarina) a Gramado (Rio Grande do Sul) ida e volta por caminhos diferentes (por isso Blugrama). O roteiro é dividido em quatro anéis de 4 a 10 dias de duração.

Atualmente o maior circuito de mountian bike do Brasil é o cicloMANTIQUEIRA, criado por mim e publicado em 2009 no Guia de Trilhas cicloMANTIQUEIRA. São 30 dias sugeridos de pedal e 1.168 km de trilhas conectando Extrema a Ibitipoca, ida e volta por caminhos diferentes. Toda a Serra da Mantiqueira mapeada por trilhas. Roteiro também dividido em quatro anéis.

O Blugrama por enquanto está assim:

Blumenau (35) Pomerode (40) Rio dos Cedros (Palmeira) (58) Rodeio (17) Apiúna (33) Ibirama (58) Aurora (18) Ituporanga (32) Petrolândia (50) Rio Rufino (37) Urubici (60) Bom Jardim da Serra (48) Cânion Monte Negro (37) São José dos Ausentes (52) Cambará do Sul (75) Lajeado Grande/Parque das Cascatas (58) Gramado (85) Passo da Ilha (47) Cambará do Sul (47) Jaquirana (48) São José dos Ausentes (38) Cachoeirão dos Rodrigues (56) São Joaquim (65) Urupema (54) Ububici (83) Santa Rosa de Lima (30) Anitápolis (39) Alfredo Wagner (62) Ituporanga (36) Vidal Ramos (54) Botuverá (58) Blumenau

Cidades em negrito indicam intersecções dos anéis ou extremidades do percurso. Em verde trechos já mapeados. Em azul trechos ainda por mapear. Números em vermelho indicam distância em quilômetros entre localidades indicadas para pernoite (sempre em hotéis, pousadas e afins).

Minha próxima expedição de mapeamento começará em Gramado (RS) e percorrerá todo o Quarto Anel do Blugrama (de Gramado a Cambará do Sul, ida e volta por caminhos diferentes). De Gramado eu me deslocarei de carona, em carro, até Cambará do Sul (RS), para terminar o trecho que falta do Terceiro Anel do Blugrama (Urubici a Cambará do Sul, ida e volta por caminhos diferentes), que fui obrigado a interromper em junho por excesso de chuva…

Pretendo pedalar dez dias consecutivos e aproximadamente 573 quilômetros.