Blog »

CURSO DE HORTA CASEIRA / FOTOS E RELATO

Kalapalo 03/10/2011 0

No sábado, 01 de outubro, tivemos nosso primeiro CURSO DE HORTA CASEIRA (link para descritivo completo do curso) aqui no Clube da Aventura Kalapalo… Foram 18 alunos que tiveram aulas teóricas e práticas de preparação de vasos, jardineiras e canteiros, plantio, controle de pragas e doenças, compostagem, minhocário, colheita, rega, poda, etc.

O objetivo desse curso, assim como os demais cursos que ministramos – como o CURSO DE TREKKING, CURSO DE MOUNTAIN BIKE E CICLOTURISMOCURSO DE GPS PARA AVENTURA e outros cursos, workshops e eventos que organizaremos – é melhorar a qualidade de vida através do contato com a natureza, oferecendo recursos e instrumentos para que essas atividades aconteçam com segurança e eficiência.

No caso específico do CURSO DE HORTA CASEIRA, tentamos trazer a natureza e a vida saudável para mais perto de nós, para dentro de nossas casas e para nossas mesas. O instrutor do curso, o engenheiro agrônomo Marcelo Noronha, tem muita experiência em cursos de hortas domésticas orgânicas, hortas orgânicas de grande produção, telhados verdes (green roofs) e projetos de biodiâmica e permacultura.

Depois do curso, Adriana e eu passamos e resto do sábado e o domingo todo plantando e organizando nossa horta, que tem hortelã, manjericão pequeno, manjericão italiano, tomilho, sálvia, salsinha, coentro, erva cidreira, pimenta dedo-de-moça, alecrim e cebolinha.

Na verdade, confesso que não passei o domingo todo na roça… De manhã fui fazer trilha de mountain bike com os amigos, porque depois de carregar vasos, sacos de terra, húmus de minhoca, plantar mudas e fritar o coco debaixo do sol quente o sábado todo, eu precisava de um pouco de vento na cara… Em cima da bike, claro!

Quando voltei do pedal, achando que ia tomar um banho, comer e relaxar… Surpresa!… A Adriana me contratou (sem pagar) como jardineiro. Foi duro, depois de 33 quilômetros de mountain bike forte, passar mais algumas horas acocorado plantando é cruel… Mas valeu a pena. Nossa horta está pronta e em duas semanas deveremos fazer a primeira (de muitas) colheitas… Vamos ter manjericão fresco no molho de macarrão!

Os interessados fiquem ligados porque teremos outras turmas desse e dos demais cursos do Clube da Aventura Kalapalo.