Blog »

MAPEAMENTO BLUGRAMA – TRECHO FINAL

Kalapalo 22/09/2011 0

Estou no Cachoeirão dos Rodrigues, no município de São José dos Ausentes (RS), considerada “a cidade mais fria do Rio Grande do Sul”, hospedado em uma fazenda centenária chamada Pousada Fazenda Potreirinhos. Estou na última etapa da fase riograndense do Blugrama, prestes a voltar a Santa Catarina e terminar o mapeamento.

Para quem não sabe ou não lembra, estou mapeando os roteiros do meu próximo livro, Guia de Trilhas Serra Geral (Blugrama) (link para descritivo do livro) com mais de 1.500 km de trilhas consecutivas conectando Blumenau (SC) a Gramado (RS), ida e volta por caminhos diferentes. Uma vez pronto, esse será o maior circuito de cicloturismo do Brasil e um dos maiores do mundo!

Amanhã cruzo a fronteira e o Rio Pelotas em direção a São Joaquim. Depois sigo para Urupema, considerada a cidade mais fria do Brasil, até Urubici, onde termino todo o mapeamento de trilhas do projeto.

Nesses último dias, que não consegui acesso à internet, pedalei de Cambará do Sul até Jaquirana pela mesma estrada de terra que me deu acesso nos dias anteriores ao Passo do S e ao Passo da Ilha, quando fui e voltei até Gramado. Depois pedalei até São José dos Ausentes por um caminho alternativo, passando por Bela Vista e Bom Retiro. Bastante sobe e desce e algumas serras curtas para descer, cruzar e subir a margem oposta de rios imortantes da região, como o Camisas e o Antas.

Rios cheios de trutas… Estou fascinado com a pesca esportiva com moscas, ou flyfishing em inglês, definitivamente meu próximo esporte, especialmente em viagens de bike autônomas e auto-suficientes. Quero pescar meu próprio jantar nos acampamentos…

Até agora já rodei 450 quilômetros e falta ainda mais 175 para passar a régua e fechar a conta.

O Guia de Trilhas Serra Geral (Blugrama) será lançado em dezembro próximo pela Kalapalo Editora (http://www.kalapalo.com.br/) e será meu 15° livro.