Blog »

MAPEAMENTO GUIA DE TRILHAS SERRA GERAL

Kalapalo 31/03/2011 3

Tem dia que tenho vontade de acender uma vela para São Google Earth… Sou devoto!

Estou começando a produção do meu próximo livro… Guia de Trilhas Serra Geral (BluGrama), com uma mega trilha de mountain bike conectando Blumenau (Santa Catarina) a Gramado (Rio Grande do Sul)… Passando pelo Vale Europeu, Urubici, São Joaquim, Aparados da Serra, São José dos Ausentes, Cambará do Sul, Canela, etc…. Apelidei o roteiro de Blugrama, ou Bluegrass para quem gosta de boa música e de nomes em inglês.
Esse será o maior roteiro de mountain bike do Brasil, desbancando o roteiro que criei em 2009 e publiquei no Guia de Trilhas cicloMANTIQUEIRA (atualmente o maior roteiro de MTB do Brasil, com 1.168 km de trilhas em 30 dias de pedal, conectando toda a Serra da Mantiqueira, de Extrema a Ibitipoca, ida e volta por caminhos diferentes). Clique no link adicionado ao título para ler a resenha aqui no blog ou veja o Álbum de Fotos também aqui no blog…
No primeiro livro com roteiros para mountain bike que fiz em 2000, lançado em 2001 e esgotado em 2005, Guia de Trilhas BBV banco (link para resenha no blog), tive que fazer toda a pesquisa de roteiros com cartas topográficas do IBGE (publicadas na década de 70 e totalmente ultrapassadas). Cada trilha exigia várias viagens de pesquisa… O que não era nada ruim, afinal pedalar é uma das melhores etapas de todo o processo.
Hoje, abro o Google Earth e escolho os pontos que quero ligar, as cidades e atrações que quero visitar, desenho o caminho que quero percorrer e, com a ajuda de softewares específicos de navegação com GPS, como o Trackmaker e o Mapsource, consigo até ver o gráfico altimétrico bastante aproximado de cada trecho! Para completar pesquiso no Google a disponibilidade de hotéis e pousadas, agências de ecoturismo locais, restaurantes, atrações naturais e até se a cidade tem máquina de café expresso… Uma prioridade para mim!
Se isso tudo não bastasse, usando o Skype eu converso por horas e de graça, às vezes com vídeo, troco fotos e textos, compartilho a tela do meu computador, vejo a tela do computador de quem está do outro lado, em Blumenau, Gramado, Florianópolis, Porto Alegre ou qualquer lugar no meio do caminho, ou no meio do nada!
Sem dúvida alguma, essa tecnologia toda facilitou muito minha vida, meu trabalho, além de garantir a melhor qualidade possível para meus livros. Claro que depois de tudo isso tenho que me deslocar até lá e pedalar tudo, mapear na ponta do lápis, fotografar, coletar informação pessoalmente… Afinal de contas, cá entre nós, essa história de escrever e publicar livros com roteiros de aventura é só uma desculpa eficiente que encontrei para viver pedalando, fazendo trekking, acampando, remando, escalando e me aventurando por aí… Hehehe.
Inclusive, quem tiver informação sobre a região e quiser ajudar no processo de mapeamento do livro, inclusive acompanhar as etapas… Fiquem à vontade para se manifetar!

Roteiro previsto do Guia de Trilhas Serra Geral (BluGrama):

Blumenau – Pomerode – Rio dos Cedros – Rodeio – Apiúna – Ibirama – Aurora – Ituporanga – Petrolândia – Rio Rufino – Urubici – Bom Jardim da Serra – Cânion Monte Negro – São José dos Ausentes – Cambará do Sul – São Francisco de Paula – Gramado – Lajeado Grande/Parque das Cascatas – Cambará do Sul – Jaquirana – São José dos Ausentes – Cachoeirão dos Rodrigues – São Joaquim – Urupema – Ububici – Santa Rosa de Lima – Anitápolis – Alfredo Wagner – Ituporanga – Vidal Ramos – Botuverá – Blumenau

Quilometragem total do Blugrama: 1.611 quilômetros em 32 dias sugeridos de viagem.
(Cidades em negrito indicam intersercções de anéis ou extremidades do roteiro, números indicam distâncias em quilômetros)

  1. Anonymous 31/03/2011 at 19:57 - Responder

    Comentário: Muito legal poder viver do que gosta. Parabéns!!

    Abraços!
    Rodrigo Stulzer
    transpirando.com

  2. israel eletronica.luiz@hotmail.com 01/04/2011 at 18:15 - Responder

    Comentário: Eai tche, bah que maravilha, esse guia eu vou ter que comprar com certeza, a vontade é de comprar todos maassssss.... Moro no municipio de Dois Irmãos, a 70km de Gramado, dependendo o roteiro que fizer vai passar aqui por perto, se não fosse meu pequeno grande sedentarismo com certeza me candidataria a participar, sempre gostei de bike, todo ano gasto uns 300,00 pra ajeitar a minha, faço 2 ou 3 trilhas e acabo não fazendo mais, as velhas desculpas de todo mundo, ta frio, ta quente, sem tempo, etc etc etc, mas parabêns à vc pela iniciativa e se eu puder ajudar em algo é so avisar, Grande abraço!

  3. Tiago Korb 05/04/2011 at 22:00 - Responder

    Comentário: Ideia muito boa esta do livro de cicloturismo em SC e RS na serra geral. Pena que não tenho como acompanhar nessa.
    Guilherme, para um próximo guia de trekking no Brasil dá uma olhada na serra do Quiriri entre SC e PR, visual bacana com travessias de 2 a 4 dias lá.
    Abraço