Blog »

QUE FOGAREIRO DE ACAMPAMENTO COMPRAR?

Kalapalo 13/08/2010 0

Recebo muitas perguntas de leitores dos meus livros. Algumas perguntas são frequentes (FAQ – frequently asked questions), então decidi colecionar minhas respostas aqui no blog…

Pergunta: Que fogareiro de acampamento comprar?

Eu respondo: Depende, claro! Aliás, tudo na vida depende… No meu livro MANUAL DE TREKKING & AVENTURA tento explicar detalhadamente os vários sistemas de cozinha utilizados em acampamento, desde a simples fogueira e a espiriteira, até o fogareiro líquido a pressão, também conhecido como “fogareiro de alta montanha” ou “fogareiro de expedição”.

Aqui vou ser mais direto… A primeira pergunta a se fazer é: será que eu preciso mesmo esquentar comida e cozinhar? Isso mesmo, porque dá muito bem para fazer uma aventura de uma ou duas noites, ou até  mais, levando comida fria e pronta. Com a economia de peso e volume de carga na mochila, você vai se deslocar mais rápido, mais ágil e percorrer uma distância maior. Esse tipo de raciocínio é chamado de lightweight trekking, ou lightweiht backpacking e é enlouquecedor!

Se você escolher cozinhar ou esquentar comida, então avalie questões como: 1) Volume e peso do equipamento. 2) Valor do investimento, relacionado com sua vida útil e o número de vezes que você deverá utilizá-lo. 3) Disponibilidade de combustível para aquele equipamento. 4) Tipo de transporte de locomoção utilizado. 5) Número de pessoas envolvidas na aventura.

Sua escolha deverá passar, obrigatoriamente, por alguns sistemas de cozinha disponíveis, que são determinados basicamente pelo tipo de combustível utilizado… Combustíveis sólidos, combustíveis líquidos sem pressão, combustíveis líquidos com pressão e combustíveis gasosos.

Combustível sólido é madeira, carvão, papel, etc. Para isso nem precisa levar um fogareiro, basta uma fogueira no acampamento… Mas, atenção! Fogueiras são perigosas e saíram de moda. Isso dá uma baita controvérsia no ambiente da aventura, então vou logo dizendo: sou absolutamente contra fogueiras!

Combustível líquido sem pressão é a famosa espiriteira, que já ocasionou muito incêndio em favelas, para citar um exemplo urbano corriqueiro… Faz um tempo, um conhecido e respeitado personagem do segmento aventura no Brasil me disse que esse tipo de fogareiro é ainda muito utilizado na Europa e nos EUA, por grupos profissionais de educação ao ar livre. Verdade, eu também sei disso, mas não tem como negar que espiriteiras não são tão eficientes se comparadas aos fogareiros a pressão, seja de combustível liquido ou gasoso. Pessoalmente, não recomendo espiriteiras a iniciantes, é bem fácil esbarrar na bagaça e ver o circo pegar fogo… Já usei em alguns roteiros de trekking, em que viajei o mais leve que pude, e deu certo. Realmente não existe fogareiro mais leve que isso.

Então sobrou o fogareiro a gás e o fogareiro de alta montanha… Qual escolher? O primeiro é mais leve e menos volumoso, o segundo bem mais eficiente. O primeiro é baratinho, o segundo implica em um investimento. Ambos exigem panelas e apetrechos de cozinha. Aiaiaiaiai…

Eu uso fogareiros de alta montanha para todos meus roteiros de trekking, mesmo aqui no Brasil e em pleno verão. Estou acostumado e gosto da rapidez com que ele esquenta a comida. Também tem a questão versatilidade, porque quando vou para a Patagônia, por exemplo, gosto de saber que nem o famigerado vento de lá vai apagar meu jantar, hehehe…

Mas agora, essa questão foi resolvida com a chegada ao Brasil dos fogareiros de alta montanha que também trabalham com gás de cozinha em pequenos bujões de mochila… É o caso do Primus Gravity MF. Esse é o bicho! Foi esse fogareiro, em uma versão em titânio, que levei para a Expedição Transpatagônia
Mas reconheço que uma boca rosqueável de fogareiro a gás é prática e resolve a parada, então tá valendo também!

Quem quiser se aprofundar mais sobre o tema, quiser conhecer mais sobre conceitos e técnicas de aventura, sugiro o livro MANUAL DE TREKKING & AVENTURA (clique no título para seguir para a resenha do livro no blog)


 
Manual de Trekking & Aventura
Guilherme Cavallari
Kalapalo Editora
2008
136 páginas
R$ 39
ISBN 9788588493056