Blog »

QUE JOGO DE PANELAS COMPRAR?

Kalapalo 16/08/2010 2

Recebo muitas perguntas de leitores dos meus livros. Algumas perguntas são frequentes (FAQ – frequently asked questions), então decidi colecionar minhas respostas aqui no blog…

Pergunta: Que jogo de panelas devo comprar para acampamento?

Eu respondo: Depois de falar um pouco sobre fogareiros, no post QUE FOGAREIRO COMPRAR?, era de se esperar que alguém perguntasse sobre panelas, afinal do que adianta um sem o outro?…
As opções são mais limitadas do que a gente imagina. Esquece qualquer material que não seja metal… Nada de barro, cerâmica, ou semelhantes. Esquece ferro fundido também! Tem que ser alumínio, aço inox ou titânio, até inventarem alguma novidade.
Já tive um jogo de panelas de alumínio e usei por muito tempo… Mas não demorou nada e as panelas estavam todas riscadas e amassadas. Panela de alumínio riscada é sinônimo de intoxicação por metal, porque cada risco significa que um pouquinho de metal foi parar na sua comida… Os amassados são ótimos para acumular bactérias e dificultar na limpeza. Desisti desse tipo de panela!
Uso, há anos, muitos anos, um jogo de panelas de aço inox e estou bem satisfeito… Elas quase não riscam, praticamente não amassam, dispersam bem o calor e só têm um defeito em comparação com o alumínio: são bem mais pesadas.
Aí entra o titânio, que tem basicamente todas as vantagens do aço inox e é ainda mais leve que o alumínio. usei uma dessas panelas na minha EXPEDIÇÃO TRANSPATAGÔNIA – seis meses e 6.000 km de mountain bike pela Patagônia e Terra do Fogo. É realmente excepcional. O peso é pluma e cozinha bem (só tem que tomar cuidado para não queimar a comida, porque as paredes finas deixam o calor passar quase que diretamente ao alimento). Panelas de titânio têm dois problemas básicos… O preço e titânio amassa mais que alumínio, porque as paredes são tão finas que parecem casca de ovo!
Não é fácil encontrar panelas de titânio no Brasil e, quando achamos, dá até medo de perguntar o preço…
Então, a sugestão é… Aço inoxidável! Vai fundo e sem medo…
Com relação ao número e tamanho das panelas, isso depende de quem vai usar, como e onde. Mas o bom-senso responde a essas perguntas sem dificuldades… Ah! Cuidado para não comprar um monte de panelas, panelinhas e panelões! Lembre-se que uma panela de 1,5 litros serve como chaleira também e a tampa serve de frigideira e inclusive prato! Em acampamento, vale a máxima: quanto menos, melhor!
Quem quiser se aprofundar mais sobre o tema, quiser conhecer mais sobre conceitos e técnicas de aventura, sugiro o livro MANUAL DE TREKKING & AVENTURA, de minha autoria e adotado pelo MEC (Ministério da Educação) como literatura didática obrigatória em cursos superiores de Educação Física e Turismo com especialização em Aventura e Ecoturismo.
Manual de Trekking & Aventura
Guilherme Cavallari
Kalapalo Editora
2008
136 páginas
R$ 39
ISBN 9788588493056

  1. .Thiago. 16/08/2010 at 22:50 - Responder

    Comentário: Caramba heim Gui!
    Essa sessão de FAQ está uma melhor que a outra!! Faltava um patrocínio para recomendar algumas marcas, não é?!

    Abração!

  2. Clube da Aventura KALAPALO 17/08/2010 at 11:14 - Responder

    Comentário: FALA THIAGO,
    NA VERDADE PATROCÍNIO PODE ATRAPALHAR MAIS DO QUE AJUDAR QUANDO A QUESTÃO É INDICAR MARCAS... MELHOR INDICAR PELA QUALIDADE DO QUE PELO APOIO RECEBIDO, ENTENDE?