Blog »

REALIZADO O CURSO DE GPS PARA AVENTURA

Kalapalo 01/08/2011 0

Rolou nesse fim de semana, 30 e 31 de julho, o primeiro Curso de GPS para Aventura (link para descritivo completo do curso) do Clube da Aventura Kalapalo. O instrutor foi meu amigo e companheiro de pedal no sul do Brasil, Hendrik Fendel. O cara é engenheiro, filho de engenheiro alemão (duplo sinônimo de organizado, estudioso, concentrado e aplicado) e ainda é aventureiro comprometido, mountain biker fanático, trekker experiente e craque em tecnologia. Ele mantém uma página repleta de fotos e informações de aventuras no Picasa. Vale a visita!

Curso de GPS para Aventura começou com uma importante aula sobre cartografia, história da navegação e uso de cartas topográficas e bússola. Um curso de navegação para aventura relâmpago. Isso é muito importante para entender os princípios utilizados pela tecnologia GPS, mas principalmente como “sistema de backup”.

Ferramentas e Sistema de backup são preocupações constantes em todos nossos cursos, como o Curso de Trekking e o Curso de Mountain Bike e Cicloturismo (links para descritivos completos aqui no blog) porque em aventura backup é garantia de segurança. Tudo em aventura deve ter um sistema de backup, caso a ferramenta primária sofra qualquer problema. Isso é especialmente importante em navegação e orientação.

Em seguida os alunos aprenderam a preparar o GPS para uso, configurando funções. Depois aprenderam a manusear as principais funções do aparelho, como navegação, criação de waypoints e rotas, salvar dados e pesquisar informação em trilha.

O curso ainda ensinou os alunos a utilizar alguns dos principais softwares para manuseio de dados produzidos por GPS, como TrackMaker, MapSource, BaseCamp, Google Earth e PhotoMapper.

Os alunos trouxeram seus próprios aparelhos de GPS, de diferentes modelos, e seus notebooks. O curso forneceu para todo mundo um pendrive com todos os programas de trabalho atualizados e muitos mapas digitais, roteáveis, para todo o Brasil e América do Sul.

A turma de graduados foi: (em pé) Felipe Mansanaro Dante, Antonio Carlos Vissotto Junior, Edgar Antonio Perlotti, professor Hendrik Fendel, Claudia Hofmann, Mauricio Martins da Rocha, (agachados) coordenador Guilherme Cavallari, Arno Büchli Júnior, Marcelo Lopes de Oliveira e Adilson Domingos de Carvalho.

Parabéns e sucesso nas aventuras a todos!