Blog »

REALIZADO O CURSO DE TREKKING (NÍVEL BÁSICO)

Kalapalo 01/02/2012 2

Realizamos a terceira turma do CURSO DE TREKKING (NÍVEL BÁSICO) de 27 a 29 de janeiro. Sete alunos concluíram o curso e se diplomaram: (em pé) Ulisses de Souza Rodrigues,
Diana de Matos Gregores, Aleksander Carbalido Sanandres, Liziane Mangili, (agachados) Guilherme Cavallari (instrutor), Eduardo Cesar Torazzi Junior, Alberto Huber Martins Fontes e Filipe Tavares Bernardes.

A previsão do tempo era desafiante… Chuva forte a qualquer momento no sábado e tempo estável e seco, provavelmente com sol, no domingo. O curso acontece em qualquer condição climática, então fomos para a montanha no sábado bem cedo, depois de quase seis horas de aula teórica na sexta à noite em São Paulo, no auditório do Clube da Aventura Kalapalo.

Por sorte não choveu na subida da montanha no sábado, embora a trilha estivesse um pouco lameada e a vegetação bastante úmida. O desafio físico de subir 1.026 m acumulados em 6,80 km de extensão da trilha (que depois serão descidos no domingo) cumpre muito bem uma das principais propostas do curso: tirar os alunos de sua “zona de conforto”, expondo-os à realidade do trekking em ambientes selvagens de forma segura e consciente. Minha teoria (que comprovo a cada curso) é que quando nos vemos extirpados da rede de “mimos e confortos” que normalmente nos cerca no ambiente urbano, nossas características psicológicas mais “disponíveis” vêm à tona… Alguns ficam com raiva, frustrados, agressivos, melancólicos, críticos, tornam-se mais individualistas… Outros ficam prestativos, solidários, mais alegres, generosos, demonstram liderança natural. Não existe julgamento por parte do curso, não existe atitude “esperada” ou “correta”. A intenção é simplesmente levar a todos nessa viagem fora da “zona de conforto” e deixar as emoções virem à tona. Quem tiver a sensibilidade de perceber mudanças proveitosas a partir dessa experiência, pode decidir por promovê-las depois.

Não choveu no sábado, para nossa imensa sorte. Tivemos alguma neblina, vento gelado e frio no topo da montanha (1.698 m), apesar de ser verão. Mas como o local de acampamento é protegido do vento e do frio, passamos muito bem. Durante a noite o céu limpou e o dia amanheceu claro e com céu aberto. A paisagem estava deslumbrante. Fizemos o treinamento e os exercícios programados para o domingo de manhã agradavelmente instalados na lajesda Pedra das Flores, no município de Extrema (MG), no começo da majestosa Serra da Mantiqueira.


O encerramento do curso acontece sempre de volta ao auditório do Clube da Aventura Kalapalo, onde fazemos uma avaliação individual do curso e os alunos são diplomados. Teminada a maratona de praticamente 50 horas, sete novos “líderes de trekking” se graduaram estão à solta no mundo, promovendo e incentivando outras pessoas a embarcarem nessa experiêcia de vida e auto-conhecimento que as atividades de contato com a natureza possibilitam. Os interessados fiquem atentos para as datas dos nossos próximo cursos!


Para conhecer o conteúdo completo do nosso CURSO DE TREKKING, clique no link: http://clubedaaventurakalapalo.blogspot.com/p/curso-de-trekking.html

  1. Filipe Tavares Bernardes 01/02/2012 at 16:37 - Responder

    Comentário: Foi uma experiência incrível, tinha apenas um interesse que era aprender a lidar com acampamento selvagem para poder fazer um cicloturismo autônomo. Porém abriu-se um leque infinito de possibilidades em minha mente, algo realmente modificou no meu interior e isso vem ficando mais forte a cada dia, novas ideias, conceitos, modo de vida e isso se reflete no comportamento com todos ao meu redor. O ambiente urbano e a zona de conforto nos colocam em um casulo quase sem percebermos e ao interagir com a origem, se sentir parte integrante de um planeta vivo, em que nos colocamos no mesmo patamar de outros seres vivos, sem nos sentir mais importantes. Isso no mostra a dadiva da vida e do respeito reciproco que devemos ter em ralação ao planeta em que vivemos! Remalmente me sinto muito feliz em ter vivido isso e sei que é só o começo.
    Parabéns Guilherme por difundir esta filosofia.

  2. Ricardo Miranda 05/02/2012 at 2:12 - Responder

    Comentário: Parabéns pessoal!!! Fiz parte da segunda turma e agora estou dando início ao curso de pós-graduação. Espero que vocês também façam o mesmo, ampliando a "zona de conforto" de vocês, e confirmando que uma das melhores coisas na vida é uma vida simples em contato com a natureza!!! Parabéns para você também, Guilherme!!! Um abração, Ricardo.