Blog »

RELATO E FOTOS DO CURSO DE TREKKING (JUNHO 2012)

Kalapalo 27/06/2012 4

Depois de quase três semanas consecutivas de muita chuva, batendo todos os recordes de precipitação em São Paulo das últimas décadas, tivemos um fim de semana de sol pleno… Justamente no final de semana programado para o CURSO DE TREKKING (NÍVEL BÁSICO) do Clube da Aventura Kalapalo… Se isso não é sorte, ou conexão com “forças maiores”, eu não sei o que é, hehehe…

Como sempre, a turma estava lotada e os alunos muito ansiosos e motivados. Troquei longos e-mails, atendi telefonemas e recebi visitas dos alunos, no tempo de espera para a data do curso, respondendo às dúvidas mais variadas de todos… Que roupa vestir, que comida levar, que equipamento comprar, etc. Esse tipo de indagação para mim é sinônimo de interesse e resulta, invariavelmetne, em ótima energia durante o curso.

Também como sempre, escolhi fazer o trekking do curso e o acampamento selvagem na Serra da Mantiqueira, na Pedra das Flores, por um roteiro de trekking de 7 km por subidas íngremes em meio à mata no sábado e descida pelo mesmo caminho do domingo. Essa trilha é, na minha opinião, perfeita para esse curso… Não é fácil, é moderadamente exigente, mas ao mesmo tempo é recreativa, divertida, bonita e acessível à imensa maioria dos mortais com espírito aventureiro. Mais uma vez, a escolha do roteiro se mostrou apropriada, na opinião unânime de todos os 9 alunos dessa turma.

Pela primeira vez, encontramos outros trekkers acampados no cume da montanha. Sem problemas, conseguimos ocupar a melhor clareira para acampamento do local. Mas, infelizmente, recebemos várias visitas de habitantes locais que sobem a montanha para apreciar a paisagem à noite, as estrelas, as luzes das muitas cidades da região, o nascer do sol – nem todos bem educados. Fomos acordados por gritos, urros, berros e todo tipo de manifestação inconveniente de felicidade excessiva (ou diferentes estados de embriaguez). Encontramos também uma quantidade absurda de lixo na clareira do acampamento, variando de garrafas vazias de todo tipo de bebida alcoólica, panelas velhas, até peças de roupas e sandálias queimadas em fogueiras ilegais (é proibido fazer fogo nessa montanha). Obviamente recolhemos toda essa sujeira e descemos a montanha carregados também de lixo, junto com todo nosso equipamento. Mas isso tudo é usado no curso como exemplo de atitude errada e os alunos são os primeiros a voluntariar ajuda para limpar a montanha, dentro do verdadeiro espírito do trekking.

Fizemos toda a programação prevista, com uma aula teórica na sexta-feira, no auditório da Kalapalo Editora, e aulas práticas no final de semana, em trilha, de navegação e orientação, mínimo impacto ambiental, acampamento selvagem, deslocamento em trilha, primeiros socorros básicos, procedimentos de segurança, preparação para trilha, identificação e escolha de equipamento adequado, ética, história do trekking e também nos divertimos muito.

Essa foi a quarta turma desse curso nível básico, que já soma 29 alunos formados. Parabéns aos novos lideres de trekking… EM PÉ: Renato Braga Kestener, Ricardo Carriel de Lima, Valfredo Pereira, Andrea Pinto Pereira, Wanessa Spiess, Renata Elpidio de Oliveira, AGACHADOS: Arlei Nascimento, Sadi Paulo Zancan, Guilherme Cavallari (INSTRUTOR) e Ivan Ribeiro Bordin.

  1. Wans 27/06/2012 at 15:13 - Responder

    Comentário: O curso foi ótimo, principalmente pelo grupo e pelo nosso "guru". Recomendo muito!

  2. Arlei Nascimento 27/06/2012 at 16:04 - Responder

    Comentário: ...Quarta, de muitas outras turmas que ainda virão. Um curso preparado com muita dedicação e carinho. Indicado para pessoas que querem descobrir mais sobre si mesmas, encarar desafios, fazer amigos, trabalhar em equipe e fazer parte desta família chamada Kalapalo. Uma trilha na medida certa!!! Sempre sob o olhar atento e experiente do grande Mestre GURUlherme Cavallari.
    Valeu muchachos, vocês todos são nota 10.
    Abs
    Arlei

  3. Unknown 28/06/2012 at 2:50 - Responder

    Comentário: E difícil descrever o que foi esse curso, ate a data do curso foi muita ansiedade e nervosismo. Ansiedade e nervosismo em conhecer um ícone do trekking, ansiedade e nervosismo em conhecer as 8 pessoas que estavam atrás daqueles e-mail, que equipamento levar, que comida levar, que roupa levar. Mas no final tirando o problema da minha mochila e do maldito alongamento, "nunca mais vou me alongar", foi tudo perfeito, na verdade foi fantástico.
    Conheci um monstro do trekking, quem acompanho desde 2009 quando adquiri um de seus livros, se revelaram os rostos das pessoas por trás dos e-mails, pessoas incríveis, parceiras e de bom coração. E o que falar da Serra da Mantiqueira, da trilha que nos levou ate a Pedra das Flores, simplesmente maravilhoso e o clima ajudou em muito, céu azul, por do sol incrível. Finalizando o curso brindando com a MUSSUM APA hehehehe.

    Resumindo nota 10 para todo os quesito.

    Ass: Ricardo Carriel

  4. Filipe Tavares Bernardes 03/07/2012 at 15:46 - Responder

    Comentário: Ao ler o relato fui visualizando tudo outra vez, sei a emoção que teve Ricardo, ao encontrar o Guilherme,tive a mesma sensação, eu só o conhecia pelos livros e guias de trilhas de bike, e ao encontra-lo, a barreira se rompe e agente conhece uma pessoa apaixonada pela vida, pelo planeta, pelas pessoas. Parabéns ao grupo, sei que o curso foi muito mais que o esperado, e com certeza algo mudou dentro de vocês, além do aprendizado técnico a integração com a natureza e o respeito que devemos a ela, só sabemos o quanto somos pequenos quando nos damos conta da imensidão dessa maravilha e nos prostramos diante dela para podermos nos deleitar com tudo que nos é oferecido, e o melhor DE GRAÇA! PARABÉNS ao grupo e ao Mestre Guilherme que irradia essa paixão contaminante pela aventura.
    Abraços
    Filipe