Blog »

BLUGRAMA / FOTOS E RESUMO

Kalapalo 05/10/2011 0

Terminei o mapeamento do Guia de Trilhas Serra Geral (Blugrama), meu próximo livro de roteiros de aventura. Trata-se de um mega-roteiro para cicloturismo em mountain bike, ou veículos off-Road, conectando Blumenau (SC) a Gramado (RS), ida e volta, por caminhos diferentes. Futuro maior roteiro de cicloturismo e mountain bike do Brasil!

Esse é o décimo quinto livro da Kalapalo Editora (ex-Via Natura), décimo quarto de minha autoria e o terceiro que escrevo, produzo e edito com grandes roteiros para cicloturismo…

Em 2009 publiquei o Guia de Trilhas cicloMANTIQUEIRA (link para resenha do livro aqui no blog),  atual maior roteiro de cicloturismo e mountain bike do Brasil, com 1.168 km de trilhas em 30 dias sugeridos de viagem, conectando toda a Serra da Mantqueira, de Extrema (MG) a Ibitipoca (MG), ida e volta por caminhos diferentes.

Em 2010 lancei o Guia de Trilhas Carretera Austral (link para resenha do livro aqui no blog), clássico roteiro off-Road e destino internacional de cicloturismo em mountain bike, percorrendo praticamente toda a Patagônia chilena. Mapeei 1.689 km de estradas de terra e mais 5 roteiros de trekking em parques e reservas nacionais no Chile para esse livro.

Em dezembro de 2011, lançarei o Guia de Trihas Serra Geral (Blugrama), com 1.611 km de trilhas consecutivas em 31 dias sugeridos de viagem, conectando a Serra Catarinense e a Serra Gaúcha, as cidades mais frias do Brasil, a região do cânions onde se encontram o Parque Nacional dos Aparados da Serra e o Parque Nacional de São Joaquim, além de cidades internacionalmente conhecidas como importantes destinos de turismo. Imagine participar da Oktoberfest em Blumenau e assistir ao Festival de Cinema de Gramado, percorrendo ainda as trilhas entre uma cidade e outra? Simplesmente perfeito, não?

O roteiro completo ficou assim:

Blumenau – Pomerode – Rio dos Cedros – Rodeio – Apiúna – Ibirama – Aurora – Ituporanga – Petrolândia – Rio Rufino – Urubici – Bom Jardim da Serra – Cânion Monte Negro – São José dos AusentesCambará do Sul – São Francisco de Paula – Gramado – Lajeado Grande – Cambará do Sul – Jaquirana – São José dos Ausentes – Cachoeirão dos Rodrigues – São Joaquim – Urupema – Urubici – Santa Rosa de Lima – Anitápolis – Alfredo Wagner – Ituporanga – Vidal Ramos – Botuverá – Blumenau

(Localidades em negrito indicam as extremidas do circuito ou pontos de conexão entre os anéis)

Assim como fiz com o cicloMANTIQUEIRA, o Blugrama é organizado em forma de anéis conectados entre si. Cada anel tem de 4 a 10 dias de viagem em bicicleta, tendo sempre como ponto de início e término de cada dia uma cidade ou localidade com estrutura de hotelaria. Com isso o cicloturista não precisa levar barraca, saco de dormir, comida e afins. São 5 anéis no Blugrama, permitindo ao aventureiro realizar as etapas em feriados prolongados, deixar o carro no ponto de partida e retornar a esse ponto ao final da etapa, facilitando muito a logística. Essa organização de roteiro foi testada e aprovada em todos meus livros-guia desde 2001.

Cada dia de viagem é apresentada nos livros sob forma de várias fotos coloridas, mapas geoferenciados, planilha de navegação, gráfico de altimetria, ícones especialmente desenvolvidos para quilometragem total, soma dos metros subidos e descidos ao longo do percurso, condições do terreno em caso de chuva e índice de exposição ao sol. Os livros ainda trazem indicações de onde dormir, onde comer, contatos de ciclistas e aventureiros locais, sites para pesquisa, dicas culturais, dados históricos, telefones e endereços de emergência e tudo mais que o aventureiro precisa para uma experiência segura e rica.

Fiz todo o mapeamento em bicicleta, claro! Foram quatro viagens entre abril e setembro, 47 dias totais de expedição, sendo que nessa última etapa pedalei 640 km em dez dias e fiquei 6 dias parado, por conta de chuva ou dúvidas no roteiro. As fotos publicadas aqui foram feitas nessa última etapa de mapeamento, entre Urubici (SC) e Gramado (RS).

Agora é só escrever, editar, revisar e mandar imprimir… Para vocês se divertirem depois!