Blog »

THE NORTH FACE – GARANTIA ACIMA DE TUDO!

Kalapalo 19/07/2011 1

Essa história eu preciso contar… A barraca na foto ao lado é uma Tadpole da marca norte-americana The North Face. Eu comprei esse equipamento em 1993, quando vivia na Alemanha, trabalhava como bike courier em Berlim e planeja pedalar de Berlim a Beijing, China.

Essa mega-viagem de bicicleta atravessando metade do planeta não aconteceu, mas dúzias e dúzias de outras aventuras aconteceram e minha Tadpole me acompanhou em muitas delas…

Na foto ela está em Torres del Paine, em 2008, quando mapeei o Circuito Paine para o Guia de Trilhas Trekking (Vol. 1). Mas essa era a segunda vez que essa barraca visitava o parque, porque, em 2004, ela me acompanhou no Circuito Paine quando levei um grupo de amigos aventureiros em uma expedição do Clube da Aventura Kalapalo. Essa viagem inclusive foi publicada em matéria na revista Aventura & Ação, com direito a foto de capa. (Clique no link para ler a matéria, escrita por mim).

Nessa primeira viagem a Torres del Paine uma vareta dessa barraca foi quebrada. Acidente de trabalho. Quando voltei a São Paulo mandei um e-mail ao departamento de garantias da The North Face nos EUA explicando a situação… Deixei claro que eu já tinha a barraca há onze anos e que ela era minha fiel companheira, com muitos quilômetros rodados. Obviamente não esperava que ainda existisse garantia, especialmente por mau uso do equipamento. Eu estava disposto a comprar uma nova vareta. Menos de um mês depois recebi pelo correio uma vareta nova, sem nenhum custo.

Nessa segunda viagem a Torres del Paine, em 2004, percebi que o sobreteto da barraca já não era impermeável, deixava passar alguma umidade. Eu e Adriana, minha mulher e companheira de trekking, passamos um frio danado no reveillón no Campamento Chileno. Mas depois disso essa barraca ainda me protegeu na Serra Fina, na travessia Marins-Itaguaré, remando caiaque oceânico em torno da Ilha Grande, na Serra da Canastra, na Chapada Diamantina, enfim, viveu uma vida honrada e turbulenta – como toda barraca sonha.

Eu já estava pensando em um cerimônia de aposentadoria para ela, quando decidi escrever mais uma vez ao departamento de garantias da The North Face, nos EUA e novamente pedir algum resgate para minha velha companheira… Foram um ou dois e-mails explicando a situação, deixando claro que não se tratava de uma garantia porque o equipamento estava gasto de tanto uso… Hoje, na volta da academia, vejo um pacote da FedEx endereçado para mim dos EUA… Um sobreteto novo, mais um footprint novo (nylon de proteção para o piso da barraca, que eu nem tinha na barraca original) e, para completar a cortesia, um kit novo de estacas…

Agora minha Tadpole está pronta para mais dezoito anos de aventuras ao meu lado! Eu só espero conseguir aguentar mais tanto tempo ao lado dela, com a mesma resistência e confiabilidade que ela vem demonstrado… Muito obrigado ao pessoal da The North Face nos EUA! Eu já era cliente fiel, agora sou fã incondicional.

  1. .Thiago. 19/07/2011 at 22:50 - Responder

    Comentário: Gui, confesso que fiquei surpreso e ao mesmo tempo muit feliz! Tenho o mesmo modelo que o seu! Só que com o sobreteto laranja! Comprei ela esse ano!
    Que fantastico!!
    Obrigado por compartilhar sua experiencia Gui!
    Abração!