Blog »

TRANSPATAGÔNIA (PREPARATIVOS 3) COZINHA

Kalapalo 10/07/2012 0

Durante os seis meses previstos para a EXPEDIÇÃO TRANSPATAGÔNIA (link para a apresentação do projeto), quando pretendo pedalar uma mountain bike puxando um bike trailer com todo meu equipamento por mais de 7.000 km de estradas de terra e trilhas, percorrendo toda a extensão da Patagônia e da Terra do Fogo (Chile e Argentina), e ainda percorrer cerca de 500 km em trekking selvagem, vou cozinhar minha comida a maior parte do tempo e carregar minha cozinha todo o tempo.

Nessa série de postagens aqui no blog, já expliquei sobre BARRACAS (PREPARATIVOS 1) e sobre SISTEMAS DE DORMIR (PREPARATIVOS 2), com sacos de dormir e afins e isolantes térmicos, vejam nos respectivos links.
Decidi levar dois tipos diferentes de fogareiros…
Um fogareiro de combustível líquido a pressão compatível também para combustível gasoso e uma espiriteira.  A idéia é poder cozinhar melhor e mais rápido, com mais recursos tecnológicos, enquanto estiver pedalando. Quero tentar a sorte nos rios chilenos a argentinos e pescar trutas, para enriquecer tanto meu prato quanto minha experiência ao longo do percurso (assunto para outra postagem aqui), então um fogareiro de verdade pode fazer a diferença.
Já nos períodos de trekking, de 43 dias previstos, não quero levar o peso extra do fogareiro de expedição, garrafa de combustível, bomba de pressão e afins. Vou levar uma simples espiriteira a álcool.
Minha primeira opção de fogareiro de alta montanha, ou expedição, como são conhecidos os fogareiros de combustível líquido a pressão, é o PrimusOmniLite Ti (link para o produto). De apenas 0,240 kg e construído de titânio, ele dobra as pernas de sustentação e caba na palma de uma mão, além de ser altamente resistente. Multicombustível, ele queima gasolina, óleo diesel, querosene, parafina e combustível de avião, além de queimar também gás butano, disponível em pequenos e práticos bujões portáteis de acampamento.
Minha segunda opção é MRS Whisperlight Universal, que queima gasolina e kerosene, mas também queima gás butano. Um pouco mais pesado, com 0,388 kg, e menos versátil, tem a grande vantagem de ser 36% mais barato.
A terceira opção é o Primus Express Lander Liquid Fuel Stove, um minúsculo maçarico de incríveis 0,176 kg que queima apenas combustíveis líquidos como benzina e querosene.
Apesar de muito simples, espiriteiras também podem agregar alta tecnologia, tornando-se leves, super compactas, eficientes e resistentes, como a Vargo Triad Titanium Stove, minha primeira opção. Construída em titânio e pesando ridículas 28 gramas, ela dá bem conta do recado de cozinhar em acampamentos.
Outra opção é a Trangia Spirit Burner, bem mais pesada com 0,111 kg, mas robusta, compacta e eficiente, construída na Suécia pela Trangia, uma marca de renome no segmento aventura. Aliás, a Primus também é sueca, país com muita tradição em grandes expedições onde fogareiros são considerados equipamento de segurança.
Mas o equipamento de cozinha de expedição não se restringe ao fogareiro. Panelas são tão essenciais quanto e vou levar um jogo de panelas de titânio. Escolhi o Snow Peak Trek 1400 Titanium Cookset, paneleiro de duas peças e apenas 0,210 kg. Uma panela funda de 1,4 litros e uma tampa que serve também de frigideira ou panela rasa.
Uma segunda alternativa seria o conjunto SnowPeak Trek 900 Titanium Cookset, de mesmo estilo e da mesma excelente marca, de 0,190 kg de peso total, mas com uma panela funda de 0,9 litro que pode ser um pouco apertada, especialmente porque eu não quero adquirir equipamento exclusivamente para essa expedição, mas para usar em outros projetos futuros.
Quem tiver interesse em conhecer mais sobre equipamento, técnicas e conceitos de acampamentos selvagens e trekking em geral, sugiro pesquisar o livro MANUAL DE TREKKING & AVENTURA (link para resenha no blog), de minha autoria, considerado “A Bíblia do Aventureiro” pela mídia especializada e adotado pelo MEC (Ministério da Educação) como literatura didática obrigatória em cursos de Educação Física e Turismo com disciplinas em Aventura e Ecoturismo. Ou ainda se inscrever em um dos meus consagrados CURSO DE MOUNTAIN BIKE E CICLOTURISMO ou CURSO DE TREKKING.