Blog »

TREKKING ALERCE ANDINO

Kalapalo 07/01/2011 2

O Parque Nacional Alerce Andino fica próximo da cidade chilena de Puerto Montt, início da Carretera Austral, que corta praticamente toda a Patagônia do lado do Chile. Nessa área de presevação ambiental existe um roteiro de trekking muito bonito, de 2 a 4 dias de duração, dependendo do ritmo e disponibilidade de tempo de cada um. Esse roteiro está minuciosamente mapeado no livro Guia de Trilhas Carretera Austral, de minha autoria e publicado pela Kalapalo Editora.

A principal atração do P. N. Alerce Andino e desse roteiro de trekking disponível em sua área é a presença de bosques de alerces. Essas árvores milenares são a segunda maior e mais longeva espécie vegetal do planeta. Seu tamanho é monumental e faz desse trekking uma experiência única. O livro traz detalhes históricos e biológicos dessas árvores, além do mapeamento de outros quatro roteiros de trekking ao longo da Carretera Austral e ainda indicações de onde praticar escalada em rocha, canoagem, rafting e pesca esportiva.

O mapeamento completo da Carretera Austral, tema principal do livro, apresenta 1.689 km de estradas, sendo 80% de terra e cascalho, de Puerto Montt à Villa O’Higgins e todas as saídas que levam à Argentina e ao Oceano Pacífico.

Placa de entrada do Parque Nacional Alerce Andino, a pouco mais de 40 km de Puerto Montt…
Início do trekking, em frente da casa do guarda-parque. O bonitão da foto sou eu, hehehe… Ah! Essa pochete impermeável que carrego no peito, presa por mosquetões, é minha solução pra carregar máquina fotográfica, bússola, papel, canetas, etc…
Minha mulher, Adriana, no trecho do trekking que margeia a Laguna Sargazo
Olha o tamanho dessa raiz de alerce tombado… Parece uma escultura abstrata…
Tronco de alerce caído, servindo de passarela em área alagadiça…
Nosso acampamento ás margens do Rio Sargazo, dormimos ouvindo o rio passar… A mochila pendurada na árvore, por um mosquetão e cordim, é uma sacada minha para manter o equipo fora do chão, longe de bichos e insetos. Na hora de dormir eu visto a capa de chuva nela…
Uma das muitas pontes que cruzam riachos que alimentam o Rio Sargazo. A região é repleta de rios…
Laguna Fría, ponto final do trekking. Pelo nome dá prá imaginar a temperatura da água, né? Mas mesmo assim dá prá dar um mergulho…
Apesar de estarmos na Patagônia, a vegetação dessa região se parece bastante com a nossa, tropical…
Essa cabana, construída de pedaços de alerce, é um refúgio abandonado e marca o ponto final do trekking…
Adriana ao lado de um alerce adulto, mas nem era o maior que vimos…

Eu não disse que dava prá nadar na água fria? E nadar pelado ainda, já que o parque estava vazio e nós éramos os únicos visitantes…

Gostou do roteiro, ficou animado pra fazer esse trekking? Está tudo minuciosamente mapeado, com tabela de orientação, mapa colorido georeferenciado, gráficos de altimetria, coordenadas de GPS, contatos locais, enfim, tudo o que qualquer um precisa para realizar essa aventura de forma econômica e auto-suficiente. Tudo no livro Guia de Trilhas Carretera Austral

Guia de Trilhas Carretera Austral

Guilherme Cavallari
Kalapalo Editora
2011
136 páginas
ISBN 9788588493087
http://www.kalapalo.com.br/

  1. .Thiago. 07/01/2011 at 21:00 - Responder

    Comentário: Caramba que lugar fantástico!! Não vejo a hora de ver com detalhes assim que meu GUIA chegar!! :D

  2. Elladan 12/05/2011 at 16:45 - Responder

    Comentário: Boa Tarde!

    Estou há alguns dias lendo no teu blog.
    Primeiro quero parabenizar-te pelo trabalho de excelente qualidade. Também parabenizo por levar a vida que pedi aos Deuses, acredito que tu faz o que ama.
    Tenho espirito de aventureiro por demais, mas ainda não tive oportunidade de explorar isso. Estou comprando meus equipamentos e pretendo começar a me aventurar de maneira mais séria.

    Não pude deixar de notar que sua esposa sempre porta a mochila mais pesada, e vc sempre com a mais leve neh? Kkkk....só brincando!

    Pretendo continuar acompanhando seu blog, isso me traz muito conteudo de primeira!

    Mais uma vez meu caro, PARABÉNS!!