Blog »

TREKKING VALE DO COCHAMÓ

Kalapalo 08/01/2011 1

O Vale do Rio Cochamó, perto da vila de Cochamó, no começo da Carretera Austral entre Puerto Montt, Puerto Varas e Hornopirén, é um importante ponto na história da ocupação dessa região da Patagônia chilena. No livro Guia de Trilhas Carretera Austral, além de apresentar o mapeamento desse trekking de 1 a 2 dias de duração, também conto detalhes da história da região e inclusive indico literatura de apoio.

Existem imensos paredões de granito rosado no Vale do Rio Cochamó, com vias de escalada de até 1.200 m verticais. Por isso a região é hoje conhecida como o “Yosemite sul-americano”. Montanhistas do mundo todo convergem hoje para Cochamó para experimentar esses paredões monumentais.
O Guia de Trilhas Carretera Austral, de minha autoria e publicado pela Kalapalo Editora, traz o mapeamenteo completo e minucioso, com mapa colorido georeferenciado, gráficos de altimetria de cada trecho, tabela de orientação detalhada, dicas de hospedagem, alimmentação e abastecimento, contatos locais, não apenas de toda a Carretera Austral mas de todas as estradas que partem dessa importante via de acesso à Patagônia chilena em direção à Argentina ou ao Oceano Pacífico. São 1.689 km de estradas mapeadas, 80% delas de terra e cascalho, além de 5 roteiros de trekking e indicações de onde praticar escalada em rocha, montanhismo leve, canoagem, rafting e pesca esportiva.
O mapeamento no livro foi pensado para viajantes de mountain bike, para cicloturistas, portanto é altamente detalhado, mas serve perfeitamente para quem se desloca de carro ou moto.
Ponto de início do trekking, em uma fazenda chamada El Morro
Árvores antigas e muita umidade são características desse vale…
Ao longo da trilha, muito utilizada também por tropas de cavalo, há diversos rios e riachos para cruzar…
Pranchas de madeira servem de passarela em trechos especialmente alagadiços…
Nem todos os riachos têm pontes para cruzar, mas não vi nenhum cavalo passando por onde eu passei, hehehe…
Esse é o Rio Cochamó, que se não é o mais bonito que eu já vi na vida, está entre os dez mais…
Água de degelo, faz os ossos doerem até atrás dos olhos…
Praia do Rio Cochamó, com paredões de granito ao fundo, aos mais corajosos, um banho é decididamente revigorante…
Gigantesco paredão de granito, com diversas vias de escalada ao fundo…
Próximo do fundo do vale há uma fazenda com algum gado, mas reparem na fileira de paredões…
Fotografando o Rio Cochamó… Fiquei tão maravilhado que fiz mais de cem fotos…
Para cruzar o Rio Cochamó e chegar a um refúgio de escaladores há uma tirolesa de cabos de aço…
Ainda na tirolesa, com o Rio Cochamó abaixo e os paredões de granito por toda a volta…
Veja também outros álbuns de fotos de roteiros publicados nesse livro, como da própria Carretera Austral, do Parque Nacional Alerce Andino e outros aqui no blog (clique nos links adicionados aos nomes)

Gostou desse trekking? Gostaria de fazê-lo também? Está tudo descrito, fotografado e mapeado no Guia de Trilhas Carretera Austral, um dos muitos títulos da Kalapalo Editorae de minha autoria disponíveis para você…

Guia de Trilhas Carretera Austral

Guilherme Cavallari
Kalapalo Editora
2011
136 páginas
ISBN 9788588493087
http://www.kalapalo.com.br/

  1. Carla e Élio 09/01/2011 at 13:01 - Responder

    Comentário: Estou impressionada com a cor da água... Quer dizer, com a transparência da água... Não pude conhecer esse trecho na minha jornada pela Carretera Austral. Ao Norte de Chaitén estava fechado devido a recente erupção do Vulção Cahitén. Pretendo voltar...
    Bjs e Boas Viagens!
    www.expedicaoandandoporai.blogspot.com