Blog »

TRILHA “ITU 2”

Kalapalo 21/07/2010 0

As trilhas publicadas nos oito volumes da coleção Guia de Trilhas enCICLOpédia são catalogadas com o nome da cidade ou lugar onde elas estão localizadas e um número, indicando quantas trilhas foram publicadas naquele local.

ITU 2 é uma clássica entre mountain bikers iniciantes e não é exagero dizer que milhares de ciclistas já percorreram essa trilha a partir do Volume 1 da coleção Guia de Trihas enCICLOpédia. Com pouco mais de 26 quilômetros de extensão e 100% dessa distância por estradas de terra em bom estado de conservação, nenhuma serra para subir ou descer, o roteiro é ideal para quem está começando no esporte e já tem algum preparo físico (afinal, 26 quilômetros também não é só moleza, né?).

Mas a trilha ITU 2 tem seu lado vilão também… Exposição ao sol! Praticamente não há sombras no percurso. No verão, isso representa um preço alto em desgaste físico, então é melhor pedalar bem cedo nessa época do ano…

A trilha começa e termina no Armazén do Limoeiro, uma atração a parte… Centenário, o armazém também serve refeições aos finais de semana, além de vender de tudo, desde compotas de doces a ferraduras para cavalos… Dá prá imaginar o comércio funcionando no século XIX, atendendo cavaleiros, charretes, carroças…

Não é preciso começar o pedal da escadaria do Armazén do Limoeiro, mas quem quiser, fique à vontade…

Todo o caminho é por estradas de terra em bom estado, algumas mais estreitas…

Algumas inclinadas…

Outras com trânsito local, que quase sempre não é de veículos automotivos…

Os raros trechos de sombra devem ser aproveitados, inclusive para fazer fotos…

A navegação é bastante fácil, com o Guia de Trilhas enCICLOpédia nas mãos, já que a bifurcações são bem visíveis…

Nos trechos mais planos e retos dá prá desenvolver boa velocidade, para quem quer treinar mais do que passear…

Apesar da região ser de característica rural, há velhas fazendas na beira da estrada, centenárias, com grandes árvores embelezando o caminho…

Lavouras também decoram o percurso…

As subidas são curtas, mas cobram um preço em desgaste físico também…

De volta ao Armazén do Limoeiro, não faltam guloseimas para repor a energia…

Nem artigos engraçados…

E úteis… Talvez não tão úteis para ciclistas, mas nunca se sabe…Gostou desse roteiro? Gostaria de fazê-lo também? Fácil…

Essa triha e outros nove roteiros, estão mapeados, fotografados, minuciosamente explicados e planilhados no Volume 1 da coleção Guia de Trilhas enCICLOpédia, que também apresenta quatro páginas com importantes dicas de segurança ao pedalar.

Link para o álbum de fotos aqui no blog da Cicloviagem 1, outro roteiro mapeado nesse volume da coleção: http://clubedaaventurakalapalo.blogspot.com/2010/06/fotosroteiros-cicloviagem-1.html

Guia de Trilhas enCICLOpédia 1
Guilherme Cavallari
Kalapalo Editora
2006
52 páginas
R$ 21
ISSN 9771809710001 01
http://www.kalapalo.com.br/