Blog »

TRILHA “MAIRIPORÃ 2”

Kalapalo 19/07/2010 0

As trilhas publicadas nos oito volumes da coleção Guia de Trilhas enCICLOpédia são catalogadas com o nome da cidade ou lugar onde elas estão localizadas e um número, indicando quantas trilhas foram publicadas no local.

A trilha MAIRIPORÃ 2 é uma daquelas que podem ser classificadas como um “pedal épico”, com direito a diploma de honra ao mérito e medalha no final. Uma clássica que não deveria faltar no currículo de mountain bikers paulistas comprometidos…

70 quilômetros de pedal com pouco mais de 2.000 metros de subidas acumuladas e o mesmo tanto de descidas acumuladas (afinal começa e termina do mesmo ponto), fazem esse pedal uma mini-maratona. Uma das coisas que mais me atraem nela no entanto é o fato dela começar em Mairiporã, na beira da rodovia Fernão Dias (lugar de poucos atrativos) e visitar dois pontos de extrema beleza natural: a Pedra Grande (Atibiaia) e a Pedra do Coração (Bom Jesus dos Perdões).

Essas duas grandes formações rochosas e mirantes naturais são visitados por outras trilhas publicadas na coleção Guia de Trilhas enCICLOpédia, com muito menos esforço, mas MAIRIPORÃ 2 junta tudo em um só pacote e justamente por isso é “épica”.

Saindo de Mairiporã uma pequena rede de singletracks e estradas de terra quase sem movimento de carros levam o ciclista a lugares sempre mais altos na paisagem…

Corta-caminhos ligam estradinhas de terra por meio de singletracks ou caminhos abandonados…

A impressão que temos é que não estamos a apenas 60 quilômetros do centro de São Paulo, mas em alguma cidade do interior distante…

Finalmente as pequenas subidas dão lugar a escaladas a pequenas montanhas…

E a trilha circunda grandes formações rochosas…

Até o topo da primeira montanha: a Pedra Grande, já em Atibaia…

Descidas vertiginosas e mais subidas longas e árduas…

Que exigem paciência e força…

Pedalando ao lado de mais rochas monumentais…

E mais um pico, mais uma medalha: o cume da Pedra do Coração, em Bom Jesus dos Perdões…

A volta é por caminhos diferentes, cruzando gente simples local, vivendo como viviam nossos antepassados séculos atrás…Gostou da trilha? Quer fazê-la também? Fácil…

Essa triha e outros nove roteiros, estão mapeados, fotografados, minuciosamente explicados e planilhados no Volume 5 da coleção Guia de Trilhas enCICLOpédia, que também apresenta quatro páginas com importantes dicas de condicionamento físico em bicicleta…

Link para o álbum de fotos aqui no blog da Cicloviagem 5, outro roteiro mapeado nesse volume da coleção: http://clubedaaventurakalapalo.blogspot.com/2010/05/fotos-cicloviagem-5-mini.html

Guia de Trilhas enCICLOpédia 5
Guilherme Cavallari
Kalapalo Editora
2007
52 páginas
R$ 21
ISSN 9771809710001 05
http://www.kalapalo.com.br/