Blog »

TRILHA “PORTO FELIZ 1”

Kalapalo 25/02/2011 0

As trilhas publicadas nos oito volumes da coleção Guia de Trilhas enCICLOpédia são catalogadas com o nome da cidade ou lugar onde elas estão localizadas e um número, indicando quantas trilhas foram publicadas naquele local.

Porto Feliz tem história. A cidade foi fundada pelos bandeirantes que decidiram tornar-se agricultores no final do século XVII. Mas a região já era muito conhecida pelos desbravadores paulistas desde o século XVI, por era nesse ponto que o Rio Anhemby (atual Rio Tietê) tornava-se nagevável.

A trilha Porto Feliz 1 oferece um bela vista da região, hoje repleta de pequenas propriedades de veraneio ou rurais. O percurso é fisicamente e tecnicamente fácil e apropriado a praticamente qualquer ciclista. A quilometragem total, com menos de 40 quilômetros, e a baixa variação altimétrica garantem um passeio tranquilo.

Nas partes mais altas da trilha podemos ver o horizonte distante e as propriedades da região…
O terreno é arenoso em diversos trechos, herança do cultivo de cana de açúcar…
Praticamente todo o trecho é composto de estradas de terra sem quase nenhum movimento de veículos…
Eventuais túneis de árvores refrescam o ar e pintam a trilha com sombras…
Como a trilha começa e termina no centro da cidade, o almoço no fim do pedal está garantido…
Gostou do roteiro? Gostaria de pedalar por ele também? Fácil…

Essa trilha e outros nove roteiros, inclusive uma cicloviagem de quatro dias na Serra do Caparaó (link para fotos da cicloviagem), no Espírito Santo, estão minuciosamente descritas, mapeadas, fotografadas e explicadas no Guia de Trilhas enCICLOpédia (Vol. 8)… O livro traz ainda dicas importantes de como pedalar em ambiente urbano!

Para ler a resenha completa desse volume e acessar os demais links para álbuns de fotos de outros roteiros no livro, clique no link: Guia de Trilhas enCICLOpédia (Vol. 8).

Guia de Trilhas enCICLOpédia 8
Guilherme Cavallari
Kalapalo Editora
2009
52 páginas
R$ 21
ISSN 9771809710001 08
http://www.kalapalo.com.br/