Blog »

TRILHA “SALESÓPOLIS 2”

Kalapalo 15/07/2010 4

As trilhas publicadas nos oito volumes da coleção Guia de Trilhas enCICLOpédia são catalogadas com o nome da cidade ou lugar onde elas estão localizadas e um número, indicando quantas trilhas foram publicadas no local.

SALESÓPOLIS 2 está publicada no Volume 3 da coleção Guia de Trilhas enCICLOpédia e é uma variação da trilha SALESÓPOLIS 1, publicada no Guia de Trilhas BBV Banco, meu primeiro livro de trilhas lançado em 2001 e esgotado em 2005 com 8.000 exemplares vendidos.

SALESÓPOLIS 1 nada mais é que a famosa Estrada da Petrobrás, que conecta por terra Salesópolis a Caraguatatuba. Já SALESÓPOLIS 2 é uma variante pouquíssimo conhecida que liga Salesópolis a São Sebastião e oferece ainda uma vista sensacional da Praia de Maresias do topo da Serra do Mar.

A primeira vez que fiz essa trilha foi na Expedição Mata Atlântica (EMA) 98, a primeira corrida de aventura do Brasil. Quase todas as equipes fizeram esse percurso à noite, a maioria se perdeu, mas quem passou por lá não esqueceu nunca mais… Simplesmente sensacional e muito dura! Mais de 85 quilômetros totais, muita subida e muita descida… Onze quilômetros a mais do que a Estrada da Petrobrás normal e um trecho técnico de mata fechada e excepcionalmente íngreme…

Para quem acha que “é só descer a serra”… Errado! Tem muita subida antes disso…

O começo da trilha passa por uma estrada muito bem cuidada e com algumas poucas casas no caminho…
Áreas de reflorestamento também decoram o percurso, que vai ganhando altitude…
Até o ponto mais alto da serra, onde um mirante natural oferece chances de boas fotos…
O Morro da Cruz é um mistério na região… Reparem na gigantesca cruz cortada na rocha…
Não falta água no caminho, seja em forma de cachoeiras…
Ou riachos e rios cruzados por pontes de madeira…
Quando saímos da estrada principal e pegamos a variante, tudo muda e inclusive não há passagem para carros…
Novamente o caminho alarga um pouco…
Mas logo estreita novamente, no meio da mata e no topo da Serra do Mar, com essa vista sensacional da Praia de Maresias…Gostou da trilha? Quer fazê-la também? Fácil…

Essa triha e outros nove roteiros, estão mapeados, fotografados, minuciosamente explicados e planilhados no Volume 3 da coleção Guia de Trilhas enCICLOpédia, que também apresenta quatro páginas com importantes dicas de mecânica de emergência para bikes…

Link para o álbum de fotos aqui no blog da Cicloviagem 3, outro roteiro mapeado também nesse volume da coleção: http://clubedaaventurakalapalo.blogspot.com/2010/04/fotos-cicloviagem-3-lamagar.html

Guia de Trilhas enCICLOpédia 3
Guilherme Cavallari
Kalapalo Editora
2006
52 páginas
R$ 21
ISSN 9771809710001 03
http://www.kalapalo.com.br/

 

  1. Anonymous 15/07/2010 at 21:40 - Responder

    Comentário: Que doido essa cruz!!! Bela trilha, hein...

    Abraço,


    Fernando

  2. Clube da Aventura KALAPALO 16/07/2010 at 12:57 - Responder

    Comentário: MAIS DOIDO AINDA É A PRÓPRIA TRILHA! CLÁSSICA! ESSA TEM QUE CONSTAR DO CURRÍCULO DE TODO MOUNTAIN BIKER QUE SE PREZE, HEHEHE...
    ABS,
    GUILHERME CAVALLARI

  3. Anonymous 20/12/2010 at 15:11 - Responder

    Comentário: sou de salesópolis essa trilha é muito louuuuuuuuca comheço ela

  4. Mosca SS 27/07/2011 at 21:47 - Responder

    Comentário: Guilherme, também tenho um blog, www.moscajustforfun.com.br e achei bem bacana essa trilha sua! Estamos nos organizando para fazê-la dia 20/08/11 agora... te aviso do resultado!

    Abs
    Marco