Blog »

WORKSHOP DE MEDITAÇÃO COM O VEN. ASHIN OTTAMA

Kalapalo 06/02/2012 0
Minha mulher, Adriana Braga, coordena aqui em São Paulo um grupo de meditação e estudos budistas filiado à Comunidade Buddhista Nalanda (www.nalanda.org.br), sediada em Belo Horizonte e dirigida pelo professor Ricardo Sasaki (Dhammacariya Dhanapala).

Regularmente recebemos professores e monges dessa comunidade para workshops e retiros aqui em São Paulo. Desde que inaurugamos o salão em cima de casa, ano passado, essas atividades têm acontecido aqui conosco.
No próximo fim de semana receberemos o Venerável Ashin Ottama, monge budista da tradição Theravada, nascido na República Tcheca em 1947, cidadão suíço, ordenado monge em Myanmar em abril de 1992. Esse monge tem uma história de vida interessante… Fortemente inspirado pelos ensinamentos originais do Buddha, ele se retirou, em 1971, para viver isolado nas montanhas suíças para praticar meditação. Sem um professor, somente com um conhecimento básico do método de meditação Vipassana, mas dotado de enorme determinação, durante meses de meditação intensiva, ele conseguiu evoluir bastante no caminho do Dhamma.

Depois desse período de reclusão e pesquisa autônoma, o Ven. Ashin Ottama pasou então a estudar sob a orientação de muitos professores de meditação, alguns mestres orientais. Esse foi um período de aprofundamento e esclarecimento da prática e da teoria, até que, em 1991, ele viajou para Myanmar e, em Yangon, recebeu o treinamento sistemático em meditação Vipassana e, mais tarde, atendeu à Mahasi Training School por mais de três anos.

Em 1996, o Ven. Ashin Ottama retornou à Europa, onde, com a aprovação de seus professores, começou a dar palestras e dirigir cursos de meditação. Ele se tornou o professor espiritual da organização Buddha Mangala, onde fundou o Bodhipala Meditation Centre. Nos últimos anos tem reduzido seus engajamentos de ensino, residindo em mosteiros buddhistas da Suíça e Itália.

Essa pode ser uma das últimas, se não a única oportunidade de aprendermos com um professor considerado “sênior” pela comunidade Theravada e bastante respeitado mundialmente.

O workshop será nos dias 11 e 12 de fevereiro (sábado e domingo), das 09:00 às 17:00, com intervalo de almoço. Serão aulas práticas de meditação com palestras sobre o Dhamma. O evento acontecerá no Espiral Yoga (Nalanda São Paulo), na Rua Paris, 62 – Bairro Sumaré – São Paulo/SP – próximo da estação Vila Madalena do Metrô. A contribuição sugerida de participação é de
R$ 70,00 por dia e R$ 140,00 pelos dois dias de ensinamento. Para confirmar presença, ligue para (11) 3863-2153 e fale com a Adriana. Ou escreva para o email:
contato@espiralyoga.com.br   ou ainda nalanda@nalanda.org.br