Atividades

14 de novembro de 2018

Nossos CURSO DE TREKKINGCURSO DE MOUNTAIN BIKE E CICLOTURISMO e CURSO DE GPS PARA AVENTURA (LINKS para os descritivos detalhados dos cursos nos títulos) acontecem todos no REFÚGIO KALAPALO, bem como os treinamentos para nossas expedições. Além disso, organizamos trilhas em trekking e mountain bike aos finais de semana pela região visitando pontos de interesse natural e bairros rurais, pedaladas noturnas, acampamentos selvagens, retiros de yoga e meditação, ou simplesmente acolhemos quem estiver de passagem e precisar de cama, comida e bom papo. Nas datas em que temos cursos, treinamentos e eventos, damos preferência aos visitantes inscritos nessa programação. Para saber o que estamos planejando, acesse nossa AGENDA (link para a sessão no site). Abaixo está um cardápio de trilhas disponíveis a partir do Refúgio

EXEMPLOS DE ATIVIDADES

ROTEIRO: MTB Refúgio – Serra da Balança – Serrano – Refúgio

QUILOMETRAGEM: 24 km totais
TEMPO ESTIMADO: 3 a 5 horas
SUBIDA TOTAL: 1.060 metros acumulados
DESCIDA TOTAL: 1.060 metros acumulados
DESCRITIVO: Saindo do Refúgio Kalapalo seguimos por estradas de terra em boas condições até o Bairro dos Venâncios. De lá descemos a Serra da Balança por uma estrada de terra em condições precárias, utilizada apenas por veículos 4×4. Essa descida é relativamente técnica, com valetas, erosões, pedras soltas de todos os tamanhos e bastante íngreme. Depois de um curto trecho de terreno plano, já no município de São Bento do Sapucaí (SP), subimos a Serra do Serrano em direção ao Bairro do Campestre e o Refúgio Kalapalo. Trata-se de uma subida relativamente longa, de 5,5 km de extensão e bastante íngreme em alguns pontos. Um roteiro fisicamente exigente, embora curto, recomendado a mountain bikers fortes e bem dispostos.

ROTEIRO: MTB Refúgio – Terra Fria – Venâncios – Refúgio

QUILOMETRAGEM: 28 km totais
TEMPO ESTIMADO: 3 a 5 horas
SUBIDA TOTAL: 950 metros acumulados
DESCIDA TOTAL: 950 metros acumulados
DESCRITIVO: Saímos do Refúgio Kalapalo por dentro da Fazenda Campestre, onde o refúgio está localizado. Uma estrada de terra em condições precárias nos leva até o bairro rural da Terra Fria, aos pés da Pedra Chanfrada. Em seguida tomamos a estrada principal que liga Gonçalves a Monte Verde até o acesso ao bairro rural dos Venâncios. Fazemos uma volta por esse bairro, visitando a Casa de Pau-a-pique e a Cachoeira do Simão. De lá voltamos ao refúgio.

ROTEIRO: MTB Refúgio – Gonçalves – Refúgio

QUILOMETRAGEM: 26 km totais
TEMPO ESTIMADO: 2 a 3 horas
SUBIDA TOTAL: 680 metros acumulados
DESCIDA TOTAL: 680 metros acumulados
DESCRITIVO: Do Refúgio até o centro de Gonçalves é praticamente só descida. A volta, em compesação, é praticamente só subida. O caminho é todo por estrada de terra em excelente condições e com algum trânsito de veículos locais. No caminho há cachoeiras que podem ser visitadas para banhos. Uma vez na cidade há diversas opções de lojas, bares e restaurantes. Por haver sinal de celular ao longo de quase todo o caminho, é possível chamar nosso carro de apoio e resgate havendo necessidade (mediante pagamento adicional).

ROTEIRO: MTB Refúgio – Venâncios – Gonçalves – Refúgio

QUILOMETRAGEM: 29 km totais
TEMPO ESTIMADO: 3 a 5 horas
SUBIDA TOTAL: 800 metros acumulados
DESCIDA TOTAL: 800 metros acumulados
DESCRITIVO: Versão extendida da trilha por estradas de terra que conectam o Refúgio Kalapalo ao centro de Gonçalves. Por esse caminho, mais longo, com mais subidas e descidas, nós visitamos primeiro o tradicional Bairro dos Venâncios, acesso também para a Serra da Balança. Uma vez na cidade há diversas opções de lojas, bares e restaurantes. Por haver sinal de celular ao longo de quase todo o caminho, é possível chamar nosso carro de apoio e resgate havendo necessidade (mediante pagamento adicional).

ROTEIRO: MTB Refúgio – Terra Fria – Refúgio

QUILOMETRAGEM: 14 km totais
TEMPO ESTIMADO: 2 a 3 horas
SUBIDA TOTAL: 420 metros acumulados
DESCIDA TOTAL: 420 metros acumulados
DESCRITIVO: Do Refúgio parte uma trilha, por uma estrada de terra que corta a Fazenda Campestre, em estado razoável de conservação e utilizada somente por raros habitantes locais. Em época de chuva pode haver grandes atoleiros nesse caminho. Essa estrada deserta chega até o Bairro da Terra Fria, onde está localizada a bela Pedra Chanfrada, um dos mais importantes pontos de visitação de Gonçalves. O caminho de volta é pela estrada principal que conecta Gonçalves a Monte Verde e, depois, pela estrada secundária que liga Gonçalves a São Bento do Sapucaí pelo Bairro do Campestre. Um passeio de mountain bike sem grandes dificuldades técnicas e fisicamente acessível.

ROTEIRO: MTB Refúgio – Bairro Campestre – Refúgio

QUILOMETRAGEM: 12 km totais
TEMPO ESTIMADO: 2 a 3 horas
SUBIDA TOTAL: 360 metros acumulados
DESCIDA TOTAL: 360 metros acumulados
DESCRITIVO: Do Refúgio pegamos uma estrada de terra em boas condições até o simpático Bairro do Campestre e seu impecável gramado em frente da igrejinha local. Um corta-caminho por uma estrada de terra em condições mais precárias nos leva até a estrada principal que conecta Gonçalves a Monte Verde, perto do bairro do Juncal. De lá, seguimos de volta para o Refúgio por boas estradas de terra praticamente sem movimento de veículos.

ROTEIRO: MTB Refúgio – Monte Verde – Refúgio

QUILOMETRAGEM: 48 km totais
TEMPO ESTIMADO: 4 a 7 horas
SUBIDA TOTAL: 1.100 metros acumulados
DESCIDA TOTAL: 1.100 metros acumulados
DESCRITIVO: Existem duas possibilidades: 1) Fazermos de carro (traslado incluído no valor) do Refúgio até Monte Verde e voltarmos pedalando, ou 2) Pedalarmos do Refúgio até Monte Verde e voltarmos de carro (traslado incluído no valor). De qualquer forma essa é uma bela cicloviagem conectando duas das principais e mais agradáveis cidadezinhas da Serra da Mantiqueira. Vários bairros rurais pitorescos e simpáticos estão no meio do caminho, como Ponte Nova, Bom Jardim, Jaguary de Cima, Juncal e São Sebastião das Três Orelhas (esse último nós visitamos ou não, conforme desição do grupo, já que está um pouco fora do caminho). Florestas virgens, rios margeando a estrada, bosques de araucárias e estradas de terra em boas condições representam o cenário geral dessa cicloviagem de um dia.

ROTEIRO: MTB Refúgio – Campos do Jordão – Refúgio

QUILOMETRAGEM: 52 km totais
TEMPO ESTIMADO: 4 a 7 horas
SUBIDA TOTAL: 1.300 metros acumulados
DESCIDA TOTAL: 1.300 metros acumulados
DESCRITIVO: Existem duas possibilidades: 1) Fazermos de carro (traslado incluído no valor) do Refúgio até Campos do Jordão (SP) e voltarmos pedalando, ou 2) Pedalarmos do Refúgio até Campos do Jordão (SP) e voltarmos de carro (traslado incluído no valor). De qualquer forma essa é uma bela cicloviagem conectando duas das principais cidades turísticas da Serra da Mantiqueira. Saindo de Gonçalves, descemos a íngreme Serra do Serrano, até o centro de São Bento do Sapucaí (SP). De lá rumamos em direção a Sapucaí Mirim (SP) para nos conectarmos com as estradas de terra que sobem a alta montanha de Campos do Jordão. Pedalamos próximo à Pedra do Baú. Existem várias alternativas de subir a montanha, entre elas a Subida da Minalba, por asfalto, ou subir pelo Campista, por terra.

ROTEIRO: TREKKING Pedra Bonita

QUILOMETRAGEM: 6 km totais
TEMPO ESTIMADO: 3 a 6 horas
SUBIDA TOTAL: 570 metros acumulados
DESCIDA TOTAL: 570 metros acumulados
DESCRITIVO: Da porta do Refúgio começa a trilha que chega ao cume da Pedra Bonita (2.100 m) e ponto mais alto do município de Gonçalves (MG) e de toda a região. São 3 quilômetros de subida quase ininterrupta, primeiro por uma estrada de terra interna da Fazenda Campestre, depois atravessando pastos e, por último, por uma trilha em mata atlântica de recuperação bastante fechada e íngreme. Nessa trilha passamos por três mirantes espetaculares antes do cume, de onde avistamos, entre outras coisas, o Vale do Paraiba, a Pedra do Baú no município de São Bento do Sapucaí (SP), além da Serra do Mar, do Pico do Agudo em Santo Antonio do Pinhal (SP) e muito mais. É possível passar a noite acampado no topo da pedra. Havendo interesse, também é possível organizar um farto lanche de trilha para a volta ao Refúgio Kalapalo, por R$ 30 adicionais por pessoa.

ROTEIRO:TREKKING Pedra do Barnabé

QUILOMETRAGEM: 3 km totais
TEMPO ESTIMADO: 2 a 3 horas
SUBIDA TOTAL: 350 metros acumulados
DESCIDA TOTAL: 350 metros acumulados
DESCRITIVO: Viajamos de carro até a Pedra do Barnabé (3 km de distância, traslado incluído no valor), de onde fazemos um roteiro de trekking por trilhas em mata fechada, bastante íngreme, de subida e descida da Pedra do Barnabé. A caminhada é relativamente curta e a vista no topo da pedra é espetacular. Todo o caminho é sombreado e visitado por inúmeros pássaros. Aos mais bem dispostos, existe a possibilidade de conectarmos o Refúgio Kalapalo e a Pedra do Barnabé a pé, caminhando por estradas de terra em boas condições e quase sem trânsito de veículos.

1) Pedra do Barnabé… dá pra fazer um roteiro curto de trekking e vamos abrir vias de escalada… 2) Grupo saindo do REFÚGIO KALAPALO em viagem de bicicleta, carregando todo o equipamento para acampamento, durante o carnaval 2014. 3) Treinamento de trekking no REFÚGIO KALAPALO, ao fundo Pedra Chanfrada, em Gonçalves (MG). 4) Sala de estar à noite, lá fora muito frio, aqui dentro simplicidade, calor e conforto…


MARCAS QUE APÓIAM NOSSOS PROJETOS: