Cursos & Treinamentos

Trekking

Originalmente, a palavra TREKKING, de origem afrikaner (língua falada pelos descendentes de holandeses que imigraram para a África do Sul), significava: “uma longa e difícil jornada, como numa aventura”, mas com o passar do tempo e a utilização regular desse substantivo em atividades de lazer em contato com a natureza, TREKKING passou a significar simplesmente “caminhada em contato com a natureza”. Nosso curso visa oferecer técnicas, conceitos e ensinar o praticante a utilizar corretamente o equipamento apropriado para tornar a atividade mais segura e proveitosa.

INVESTIMENTO POR PESSOA
R$ 840,00 (oitocentos e quarenta reais).

CARGA HORÁRIA
Aproximadamente 24 horas de curso divididos em três dias

DATA
Consulte nossa agenda

LOCAL DE REALIZAÇÃO
REFÚGIO KALAPALO, localizado em Gonçalves (MG), na Serra da Mantiqueira. CONHEÇA!

INSCRIÇÕES
[email protected] ou (35) 99939-3427 (Refúgio Kalapalo) ou (35) 99900-8252 (WhatsApp) 

Hospedagem, alimentação e equipamento INCLUÍDOS

CONTEÚDO RESUMIDO: 
1)
 Ética, código de conduta e compromissos morais
2) Técnicas de mínimo impacto ambiental
3) Equipamento básico, essencial, recomendado e opcional
4) Técnicas de deslocamento em ambiente natural
5) Técnicas de acampamento
6) Navegação e orientação
7) Procedimentos básicos de emergência
8) Condicionamento físico básico


Veja o conteúdo completo

MINI-DOCUMENTÁRIO DO CURSO DE TREKKING:

  • CONDIÇÃO FÍSICA NECESSÁRIA

    Havendo necessidade, caso a direção do curso exija, o aluno deverá apresentar atestado médico confirmando estar em plena saúde, capacitado a participar em um curso de alta exigência física, em ambiente natural e potencialmente inóspito.

    O aluno não precisa ser atleta, mas deve ser uma pessoa fisicamente ativa, que mantenha atividades esportivas regulares e constantes, mesmo que leves, a pelo menos um ano e sem grandes interrupções.

  • MATERIAL DIDÁTICO

    O curso não oferece material didático impresso específico, ficando sob a responsabilidade de cada aluno fazer anotações, se achar necessário. As aulas são essencialmente práticas e, portanto, o aprendizado se dá de forma mais corporal que intelectual. O curso, entretanto, utiliza como base teórica impressa os livros publicados pela Kalapalo Editora, sendo esse material didático recomendado aos participantes, mas não obrigatório. O livro MANUAL DE TREKKING & AVENTURA, de Guilherme Cavallari e adotado inclusive pelo MEC (Ministério da Educação), compõe material importante de pesquisa e referência. Nossa biblioteca, mapoteca, banco de imagens e agenda de contatos encontram-se à disposição de todos os alunos para consultas.

  • Carga horária e programação

    Curso de imersão com aproximadamente 40 horas de duração
    divididos da seguinte forma:

    SEXTA-FEIRAchegada dos alunos no REFÚGIO KALAPALO em Gonçalves (MG), onde será servido um jantar simples de boas-vindas para quem chegar até às 21h.
    Hospedagem em barracas individuais ou para casais.

    SÁBADO: café da manhã na sede da Kalapalo Editora às 6h30.
    Início das atividades às 8h. Faremos acampamento selvagem nessa noite.

    DOMINGO: atividades a partir das 6h.
    Fim das atividades às 16h com lanche de despedida.

    OBSERVAÇÃO: O curso oferece alimentação completa.
    Não há necessidade de trazer nenhum tipo de alimento, nem lanche de trilha.

    Conheça o local do curso: REFÚGIO KALAPALO

  • Experiência prévia

    Quando e se solicitado, o aluno deverá apresentar atestado médico confirmando estar em plena saúde, capacitado a participar em um curso de alta exigência física, em ambiente natural e potencialmente inóspito. O aluno não precisa ser atleta, mas deve ser uma pessoa fisicamente ativa, que mantenha atividades esportivas regulares e constantes a pelo menos um ano, sem grandes interrupções.

  • CERTIFICAÇÃO

    Diploma exclusivo impresso, certificando a conclusão do Nível Básico (Líder em Trekking) do Curso de Trekking da Kalapalo Editora.

  • EQUIPAMENTO NECESSÁRIO

    O curso oferece todo o equipamento coletivo necessário, como barracas e outros abrigos, sacos de dormir, isolantes térmicos, lanternas de cabeça (sem pilhas), etc. O aluno deverá trazer apenas roupa de calçado adequado para o curso. 

    CHECKLIST DO CURSO
  • INVESTIMENTO POR PESSOA

    R$ 840,00 (oitocentos e quarenta reais).
    OBS: A forma de pagamento é depósito/transferência bancária para nossa conta corrente no banco Santander. Não temos contas em outros bancos. O valor integral deverá ser pago antes do início do curso.

  • Inscrições

    Através de e-mail para 
    [email protected] ou pelos telefones:
    (35) 9 9900 8252 (VIVO/WhatsApp)

    Veja nossa agenda

Explicações Complementares

Todo candidato a uma vaga do curso deverá preencher uma ficha de inscrição e, havendo necessidade para esclarecimento de quaisquer dúvida, poderá ser realizada uma entrevista (via telefone ou computador). A Kalapalo Editora reserva-se o direito de vetar a participação de qualquer pessoa que não preencha os pré-requisitos necessários de saúde, forma física, experiência, atitude e/ou personalidade.

O número máximo de alunos por curso é de quatro (4) pessoas. Não serão permitidos acompanhantes não-participantes, ouvintes, crianças ou animais de estimação. A região de Gonçalves é rica em pousadas e restaurantes para acompanhantes que queiram aproveitar o final de semana na montanha, independentes do curso.

O curso, uma vez agendado e confirmado, será realizado independentemente de condições climáticas. Clima “ruim” é considerado por nós como “condição positiva” ao aprendizado.

O curso não poderá ser gravado ou filmado. Fotos são permitidas, desde que não interfiram no andamento das aulas. O ritmo do curso será ditado pela média de experiência e capacidade física do grupo, respeitando sempre o indivíduo mais fraco, com menos experiência e pior preparado fisicamente. Celulares deverão permanecer desligados durante toda a duração do curso.

O curso não oferece transporte para deslocamento para chegada a Gonçalves (MG) e partida. Deslocamentos que se façam necessários nas imediações do curso será fornecidos pela KALAPALO EDITORA.

O curso oferece todas as refeições: jantar leve na sexta-feira, café da manhã e almoço no sábado, jantar e café da manhã no acampamento de sábado para domingo e almoço no domingo. Não há necessidade de lanche de trilha no sábado ou no domingo pois o percurso a ser percorrido em trekking não é logo ou extenuante o suficiente.

Depois de inscrito, o aluno poderá cancelar sua participação, obtendo 80% de reembolso do valor integral do curso se avisar a direção de sua desistência com no mínimo 15 (quinze) dias de antecedência. Depois desse prazo não haverá restituição do valor da inscrição, cabendo ao aluno o pagamento integral do curso.

Durante a pandemia de coronavírus, adotamos um PROTOCOLO DE REABERTURA, publicado em nosso BLOG. Leia o protocolo para se inteirar de nossas medidas de segurança sanitária! 

Treinamento de identificação e uso de equipamento apropriado, com ênfase em trekking ultraleve.

 

Treinamento de navegação e orientação, com uso de cartas topográficas e bússola.

  • 1 de 20

  • 2 de 20

  • 3 de 20

  • 4 de 20

  • 5 de 20

  • 6 de 20

  • 7 de 20

  • 8 de 20

  • 9 de 20

  • 10 de 20

  • 11 de 20

  • 12 de 20

  • 13 de 20

  • 14 de 20

  • 15 de 20

  • 16 de 20

  • 17 de 20

  • 18 de 20

  • 19 de 20

  • 20 de 20

Guilherme Cavallari

Fundou a KALAPALO EDITORA em 2001 para publicar conteúdo didático, prático, técnico e inspirador para o público interessado em esportes e turismo de contato com a natureza. Criou, mapeou, editou, publicou e distribui livros com trilhas de mountain bike, cicloturismo, bikepacking e trekking no Brasil e no exterior. Fundou e dirige também o REFÚGIO KALAPALO, uma escola de aventura em Gonçalves (MG), na Serra da Mantiqueira, onde ministra cursos de trekking, mountain bike, cicloturismo e bikepacking. Produz filmes-documentários como o premiado TRANSPATAGÔNIA, que ficou 18 meses em cartaz no Netflix e segue disponível no Google Play e no ITunes. Ministra palestras, faz exposições e é referência no segmento outdoor nacional. 

MARCAS QUE APÓIAM NOSSOS PROJETOS: