Rolou nesse fim de semana, de sexta (27/05) a domingo (29/05) a primeira turma do Nível Básico (Líder de Trekking) do CURSO DE TREKKING do Clube da Aventura Kalapalo, ministrado por mim… Os graduados foram: (em pé) André Muxataga Minguini, Diego de Aguiar Ferro, Gabriela Pinto Muniz, Edgar Antonio Perlotti, Silvia Viana Rodrigues e Antonio Carlos Vissotto Jr. (Sentados): Claudia Rangel Alves, Adriana Braga Teixeira e Fábio Marques Cunha (vindo especialmente do Esírito Santo para o curso).
Parece que quanto melhor o curso, menos fotos a gente tem dele… Simplesmente porque o trabalho é tão intenso e contínuo que ningéum consegue parar para pegar a máquina fotográfica, hehehe…
Na sexta-feira tivemos quatro horas de aula no auditório da Kalapalo Editora (https://www.kalapalo.com.br/) sobre Filosofia outdoor, ética, história do desenvolvimento dos esportes de contato com a natureza e técnicas de mínimo impacto ambiental. Fizemos também um checklist individual e minucioso do equipamento adequado que seria utilizado no fim de semana em campo…
No sábado bem cedo fomos para a Pedra das Flores, em Extrema (MG), para subir a montanha e pernoitar em acampamento selvagem. Antes de começar a subida, discutimos e exercitamos técnicas de regulagem de mochila, descolocamento com mochila e navegação com cartas topográficas, bússola e também um pouco de GPS.
Uma vez no topo da Serra da Mantiqueira, montamos acampamento. Famintos, todos participaram com muita atenção e (principalmente) voracidade da aula de culinária em acampamento, que minha mulher e aluna do curso Adriana preparou… Foram muitas degustações e essa foi, com certeza, a parte mais “gostosa” do curso…
No domingo de manhã começamos o dia com aula de yoga para despertar e café da manhã com mais desgustações. Logo começarmos o trabalho de primeiros socorros e situações de emergência. Depois de muitas simulações e exercícios, fizemos mais algumas técnicas de deslocamento em trilha com mochilas e abordamos mais um pouco sobre o aparentemente infindável tema da ética…
Todo o tempo discutíamos situações reais de trilha e uso apropriado de equipamento. Boa parte dos alunos tinha considerável experiência em roteiros de trekking, no Brasil e exterior, mas quem não era tão experiente assim acrescentou muito ao conteúdo ao curso com excelentes observações, muita curiosidade e atitude impecável.
Tudo parecia confirmar minha teoria de que… O maio inimigo das atividades outdoor é o vício do conforto excessivo e o maior amigo é simplesmente a curiosidade… Gente curiosa, especialmente de mochila das costas, vai longe… E minha função nesses cursos é simplesmente indicar um caminho que permita maior segurança, eficiência e harmonia com o meio ambiente.
Descemos a serra no domingo à tarde e voltamos para a Kalapalo Editora para o encerramento do curso. O dia estava lindo e a descida da montanha foi tranquila e muito concentrada. Todos pareciam cansados e cheios de planos…
Eu pensava na Patagônia e no potencial de um grupo como esse lá. Com gente assim tão cheia de energia positiva, disposição física, disponibilidade mental e alto astral, o mundo fica pequeno!
Parabéns a todos os graduados! Boas trilhas a todos e até a próxima aventura! Obrigado pela oportunidade de viver essa experiência com vocês!
Texto generoso, como suas explicações e disponibilidade pra ensinar. Parabéns pela qualidade que imprime em tudo que faz! Um forte abraço!!