KM Total: 22,46
Metros subidos: 198 / descidos: 141
Tempo estimado: 0:45 a 2:30 horas
DESCRIÇÃO:
Um dos dias mais curtos de toda a CicloMantiqueira. O trecho corre ao longo do leito de uma extinta ferrovia, paralelo ao Rio Grande, inclusive com uma antiga ponte de metal sobre o rio. Completamente rural e agreste, o caminho é raramente utilizado por veículos motorizados porque existe uma rodovia (BR-267) asfaltada e paralela a esse caminho de terra. Em Liberdade, outro município mineiro, vale a visita à igreja matriz, onde há uma belíssima imagem de Jesus Cristo no altar principal, entalhada em um pedaço inteiriço de cedro sem emendas, encontrada há 250 anos no vilarejo rural chamado de “Vargem da Imagem”. Rubis imitam gotas de sangue. O escultor permanece desconhecido, mas seu trabalho é impressionante! Todo o percurso, bem como informações de hospedagem e alimentação, encontra-se minuciosamente descrito e mapeado no GUIA DE TRILHAS CICLOMANTIQUEIRA.
Esporte praticado:
Característica pessoal:
Comentário: Fiz os dias 18 e 19 num único dia. Esse trecho é muito tranquilo. A ponte ainda tah lá. Visitei o Santuário Basílica Bom Jesus do Livramento que é o nome correto da igreja que fica a imagem. Fiquei no Hotel Sasaki que possui restaurante. Opção com ótimo custo benefício .
Nota:
Esporte praticado: MTB
Característica pessoal: Amador
Comentário: Fiz este trecho em sentido inverso... Foi o dia do descanço ativo, curto e sem dificuldades, com exceção do ataque de cachorros que sofri... Usei o guia para ajudar no planejamento da minha cicloviagem
Nota:
Esporte praticado: Motocross
Característica pessoal: Amador
Comentário: Fiquei pouco em Bom Jardim, que me pareceu bem simpática, vou voltar lá. O caminho também é 4x4 e foi só alegria percorrê-lo até Liberdade (01/04/2010).
Nota: