KM Total: 52,50
Metros subidos: 1.251 / descidos: 1.097
Tempo estimado: 2:15 a 4 horas
DESCRIÇÃO:
Esse trecho da CicloMantiqueira coincide com o quarto e último dia da CICLOVIAGEM 2 (link para descrição e fotos) publicada no GUIA DE TRILHAS ENCICLOPÉDIA VOL. 2, editado pela Kalapalo Editora e também de autoria de Guilherme Cavallari. Os primeiros doze quilômetros do dia são de subida ininterrupta e relativamente íngreme, prepare-se! Depois o percurso da CicloMantiqueira abandona a estrada principal, que pode ter algum trânsito de veículos motorizados, e passa a circular por estradas que conectam fazendas. Por aproximadamente mais doze quilômetros o caminho fica isolado, sossegado e em contato próximo com a natureza. Em seguida a CicloMantiqueira retorna à estrada prncipal de conexão entre São Francisco Xavier e Joanópolis e, por onze quilômetros, o pedal é por terra. Na Cachoeira dos Pretos, importante ponto turístico da região, começa o asfalto, de dezessete quilômetros de extensão, até o centro de Joanópolis. Um dia relativamente longo e fisicamente exigente. Todo o percurso, bem como indicações de hospedagem e alimentação, encontra-se minuciosamente descrito e mapeado no GUIA DE TRILHAS CICLOMANTIQUEIRA.
Esporte praticado: MTB
Característica pessoal: PREGO!
Comentário: A estrada da Água Preta é bem isolada, talvez o maior isolamento de todo primeiro anel. Na planilha tem uma referência estranha Casa Grande que ninguém conhece na região. A Casa Grande existe mas é simplesmente a sede da Fazenda Santa Maria, mais fácil. O asfalto da Cachoeira dos Pretos está horrível. Não se iluda achando que as ladeiras estão todas na primeira parte do percurso, aqui também tem muita. Cuidado nessa estrada, os motoristas estão evitando os buracos e acabam jogando o carro pra cima de você !
Nota:
Esporte praticado: MTB
Característica pessoal: Fora de forma
Comentário: Fiz esse trecho dia 30/12/2015. Comecei sem grandes expectativas pois tinha feito o caminho entre SFX e Joanópolis de carro e já tinha fotos da paisagem que é bem bonita. Mas como nos outros dias, o Guia me surpreendeu. A estrada da Água Preta, fora da principal, é linda e perfeita para pedalar. Representa muito bem a proposta do Guia de percorrer caminhos pouco utilizado pelos carros. Muitas nascentes garantem o reabastecimento de água. As distâncias da planilha estiveram corretas o tempo todo, obtive de 3% a 5% de diferença.
Nota:
Esporte praticado: MTB
Característica pessoal: Amador
Comentário: Os primeiros 13 km são morro acima, mas é uma subida gradual sem partes muito inclinadas e com sombra abundante. Este foi o único dia dos 6 que pedalamos onde estava nublado e sentimos o famoso “frio da serra”, o termômetro chegou a 7 graus nos obrigando a vestir roupas que até então não tinham saído da mochila. Perto de Joanópolis vale a pena visitar a cachoeira dos pretos, uma queda linda e volumosa onde nasce o rio Piracicaba. Pode-se aproveitar para comer em um dos vários restaurantes existentes.
Nota:
Esporte praticado: Motocross
Característica pessoal: Amador
Comentário: Caminho com referências precisas e belas paisagens (21/04/2010)
Nota: