GT enCICLOpédia Vol. 6 / Nazaré Paulista 1

27 de setembro de 2012
GT enCICLOpédia Vol. 6 / Nazaré Paulista 1

KM Total: 17,81
Metros subidos: 243 / descidos: 243
Tempo estimado: 0:35 a 1:45 horas

DESCRIÇÃO:

A clássica das clássicas! Talvez a trilha de maior sucesso, com maior visitação de público, de toda a história da Kalapalo Editora! Esse roteiro foi publicada originalmente no Guia de Trilhas BBV Banco, em 2001 (esgotado em 2005), nosso primeiro livro, e serviu a centenas de ciclistas como porta de entrada ao mundo do mountain bike. Uma trilha curta, relativamente plana, mas que oferece alguma dificuldade técnica. Excelente para treino de iniciantes no esporte. O percurso margeia um braço da Represa do Rio Atibainha, dentro de mata atlântica preservada. Sempre há lama depositada no caminho, pode haver erosões e galhos caídos, pedras soltas – elementos essenciais para acrescentar vibração a uma pedalada. Os mais preparados podem dar duas ou três voltas no c ircuito para compensar a baixa quilometragem. Depois do pedal é de praxe um mergulho na represa.

Trilhas são caminhos orgânicos, vivos, primeiras testemunhas de nossos passos na Terra. Todo caminho nasce de uma trilha. Todo caminho guarda em si o DNA de sua origem. Antes de visitar qualquer trilha publicada em nossos livros, aconselhamos a visita a sua página nessa sessão. Leia os comentários de quem já esteve lá, verifique se houve alteração nos roteiros. Depois de fazer uma de nossas trilhas, escreva aqui seus comentários e ajude a manter nossos títulos atualizados. A comunidade Kalapalo agradece…

Sua opinião (em pedaços de pizza)

12 comentários »

  1. André Santos 29 de abril de 2015 at 14:33 - Responder

    Esporte praticado: MTB

    Característica pessoal: Fim de semana

    Comentário: Fiz essa trilha pela primeira vez com minha esposa em 04/2007, e agora em 04/2015 resolvi voltar a faze-la. A trilha é ótima! Algumas subidas, mas nada que exija muito esforço, alguns pontos de areião, muita sombra e algumas descidas. No caminho ainda encontramos uma pequena cobra atravessando a estrada. Para fechar, um ótimo almoço na Pousada Fazendinha. Recomendo e em breve voltarei para fazer uma trilha mais longa. Abs!

    Nota:

  2. Alan 9 de setembro de 2013 at 10:29 - Responder

    Esporte praticado: MTB

    Característica pessoal: Fim de semana

    Comentário: Fizemos a trilha no 1o trimestre de 2013 e faz juz a fama! Subidas, decidas, lama, areia (perece areia da praia), paisagens, etc.. Show de bola! É só seguir o roteiro do livro que nao tem erro. Pra fechar o role, batemos aquele rango na pousada onde paramos o carro. A regiao tem muitas trilhas que ainda pretendemos explorar.

    Nota:

  3. Mox 17 de abril de 2011 at 13:20 - Responder

    Esporte praticado: MTB

    Característica pessoal: Fim de semana

    Comentário: Esqueci de comentar. Eu chamo esta trilha de trilha escola. Como ela bonita, “plana” relativamente fácil e curta ela virou o lugar que eu levo os novato pro primeiro contato com a terra. Ontem levamos 5 novatos e todos pediram mais...

    Nota:

  4. Mox 17 de abril de 2011 at 12:51 - Responder

    Esporte praticado: MTB

    Característica pessoal: Fim de semana

    Comentário: Gosto muito desta trilha muito bacana apesar de curta. Tem de tudo, visual bonito, sombra, sol, represa, muita lama, erosão, estradão, areião, asfalto, (quase) silgletrack, comida boa, estacionamento, banho. Conheço esta trilha muitos anos, de uns tempos pra cá ela tem mudado bastante ( pra mim é pra melhor), alguns trechos (entre os 3km e 9km) ficaram mais técnicos, a erosão rasgou a trilha e também surgiu um areião fofo em alguns trechos. Em alguns lugares o mato esta deixando a trilha mais estreita e com algumas arvores caídas, em pouco tempo terá trechos de silgletrack. Lama sempre teve de monte e continua assim. Ela passa por um trecho curto de reflorestamento ele esta na época de corte, com isto perdemos um pouco da sombra, mas nada grave. Creio que a hoje ela seja um trilha de “Dificuldade técnica moderada”(carinha amarela).

    Nota:

  5. Rodrigo Schemes Bitencourt 21 de fevereiro de 2011 at 12:52 - Responder

    Esporte praticado: MTB

    Característica pessoal: Fim de semana

    Comentário: Essa trilha até agora é uma das mais bonitas que fiz. Realmente alguns trechos viraram single-track com muita lama o que deixa a trilha mais legal ainda... ah e o cachorro preto está lá ainda... perto do km 10. Voltarei a fazer este pedal com certeza.

    Nota:

  6. Luciano Vieira 15 de fevereiro de 2011 at 12:53 - Responder

    Esporte praticado: MTB

    Característica pessoal: Amador

    Comentário: Fizemos essa trilha (eu e minha esposa) em 13/02/2011, e ela realmente é show... O único porém é que devido as chuvas do começo do ano, tem lugares onde a estrada virou um single track, um pouco mais difícil, com quedas de barreiras e erosões... Nada muito grave, na verdade deu até um pouco mais de adrenalina ao percurso... O cachorro preto corre atrás da roda girando, quando eu parei e desci da bike ele ficou sem saber o que fazer, daí foi só gritar com ele que o bicho saiu correndo... O banho na represa, com o calor que fazia, foi espetacular !! Abraço !

    Nota:

  7. Guilherme Aguiar 2 de junho de 2010 at 13:16 - Responder

    Esporte praticado: MTB

    Característica pessoal: Fim de semana

    Comentário: Essa trilha é muito show! Eu e meu camarada (Mauro) fizemos a trilha duas vezes. Na primeira vez estávamos em 3 pessoas sendo um novato (o Chris) que tirou de letra todo o percurso. Na época a trilha estava com bastante lama o que deu uma diversão a mais. E ainda deu para dar um mergulho na represa. Muito bom depois da trilha. Na segunda vez optamos por apimentar a quilometragem e logo que saímos da rodovia paramos o carro em um bar depois de 2 km de estrada de terra. Isso aumentou a trilha em 14 km e nos deu uma decida de arrepiar! A subida na volta é consequência. Vale a pena!

    Nota:

  8. Humberto Guireli 8 de julho de 2009 at 13:17 - Responder

    Esporte praticado: MTB

    Característica pessoal: Fim de semana

    Comentário: Nota 10! Eu e minha esposa curtimos muito a trilha, muitos obstaculos de lama. Trilha plana! Cuidado com o cachorro preto! Ele vem mesmo... O almoço da pousada resolve bem, destaque ao tucano que fica solto por lá! Local de encontro de bikers... sempre tem!!! Quem quiser ver fotos, só me chamar!

    Nota:

  9. Rogerio de Almeida Pontes 5 de maio de 2009 at 13:17 - Responder

    Esporte praticado: MTB

    Característica pessoal: Fim de semana

    Comentário: trilha muito legal. Fomos eu e meu filho de 9 anos que esta comecando a pedalar agora. Ele adorou, principalmente os pedacos com lama onde fez a festa. Apenas uma observacao: seria legal que no mapa ficasse mais claro qual a posicao da D.Pedro para podermos nos orientar melhor, ja que na pousada os funcionarios estavam meio perdidos quanto a direcao que deviamos tomar.

    Nota:

  10. Karen Miyabe Ueda 2 de abril de 2009 at 13:18 - Responder

    Esporte praticado: Caminhada

    Característica pessoal: Amador

    Comentário: Adorei a trilha, realmente para uma primeira vez vale a pena para conhecer. Na empolgação nos perdemos e ao inves de nos matermos sempre à direita, desviamos um pouco, subimos bastante e depois descemos em máxima velocidade. Ótimo. Realmente muita lama após um dia de chuva, mas que só agrega emoção ao passeio.

    Nota:

  11. Edilson Pareschi Herrerias 3 de fevereiro de 2008 at 13:19 - Responder

    Esporte praticado: MTB

    Característica pessoal: Amador

    Comentário: Trilha confere com a planilha, apesar que entre o km 3,38 e 7,15 tem um cachorro preto não muito grande, que lata adoidado e corre sempre atraz do ultimo ciclista, e o bicho morde, pode ter certeza morde mesmo, mordeu minha esposa, nada grave, por causa da velocidade, mas se estiver devagar ele vai conseguir cravar os dentes. Então cuidado.De resto a trilha é muito boa.

    Nota:

  12. Fabio Dinka Ishihata 23 de janeiro de 2008 at 13:19 - Responder

    Esporte praticado: MTB

    Característica pessoal: Amador

    Comentário: Ótima trilha para principiantes, sem trauma algum. Paisagem 10, vale uma cervejinha no restaurante da pousada depois da trilha. Tive um pequeno acidente na trilha e contei com o apoio de todos na pousada, muito simpáticos!

    Nota:

Deixe um comentário »

* * *

MARCAS QUE APÓIAM NOSSOS PROJETOS: