GT enCICLOpédia Vol. 7 / Extrema 3

27 de setembro de 2012
GT enCICLOpédia Vol. 7 / Extrema 3

KM Total: 42,45
Metros subidos: 1.253 / descidos: 1.253
Tempo estimado: 2:15 a 5:00 horas

DESCRIÇÃO:

Extrema é o primeiro município de Minas Gerais para quem sai de São Paulo pela rodovia Fernão Dias, sentido Belo Horizonte. Uma pacata cidadezinha no pé da Serra do Lopo, começo da Serra da Mantiqueira. No topo da Serra do Lopo está a Pedra das Flores e a Pedra do Cume, visíveis de muito longe para quem transita pela Fernão, uma montanha muito visitada por trekkers e inclusive com uma trilha de caminhada publicada no Guia de Trilhas Trekking (Vol. 1) da Kalapalo Editora. A trilha Extrema 3, publicada no Guia de Trilhas enCICLopédia (Vol. 7), apresenta um roteiro curto de cicloviagem, de um dia de duração, que liga Extrema a Joanópolis ida e volta por caminhos diferentes. O percurso sobe a Serra do Lopo, oferecendo ao aventureiro uma vista espetacular da Represa de Joanópolis e da Serra da Mantiqueira ao fundo, desce até a pacata a aconchegante Joanópolis e depois volta a Extrema por um caminho com pouca subida. Essa trilha é ideal para mountain bikers fortes, com bom preparo físico e em busca de grandes aventuras. A maior dificuldade técnica do roteiro está na descida da Serra do Lopo, que pode ser delicada.

Trilhas são caminhos orgânicos, vivos, primeiras testemunhas de nossos passos na Terra. Todo caminho nasce de uma trilha. Todo caminho guarda em si o DNA de sua origem. Antes de visitar qualquer trilha publicada em nossos livros, aconselhamos a visita a sua página nessa sessão. Leia os comentários de quem já esteve lá, verifique se houve alteração nos roteiros. Depois de fazer uma de nossas trilhas, escreva aqui seus comentários e ajude a manter nossos títulos atualizados. A comunidade Kalapalo agradece…

Sua opinião (em pedaços de pizza)

2 comentários »

  1. Mox Kenzler 5 de junho de 2014 at 22:44 - Responder

    Esporte praticado: MTB

    Característica pessoal: Fim de semana

    Comentário: Trilha linda com uma subida insana. No topo da primeira subida fizemos um "plus a+" subindo até as rampas de asa-delta, de onde se tem dois visuais incríveis. A descida requer uma tenção especial, a estrada é sinuosa, escorregadia e passam carros. Pra quem esta em forma é uma excelente opção.

    Nota:

  2. Luciano Vieira 15 de fevereiro de 2011 at 21:05 - Responder

    Esporte praticado: MTB

    Característica pessoal: Amador

    Comentário: Há muitos anos eu viajo pela Fernão Dias, e sempre que passava por Extrema, me chamava a atenção a Serra do Lopo, em sua beleza e imponência, bem desafiadoras... Sempre pensava : " Um dia eu subo essa serra de bike !" Qual não foi a minha surpresa ao adquirir o guia de trilhas volume 7 e ver ali,preto (e colorido) no branco, a trilha da serra. Nesse fim de semana (12/02/2011) surgiu a oportunidade, e lá fui eu, solo, já que todos os comparsas estavam ocupados. A estradinha que sai de Extrema é linda, toda arborizada, com calçamento em sua maior parte (por ser acesso às antenas da região), e a subida não é tão difícil... Ao chegar no ponto 6.82, que indica o topo (mas que na verdade não é), eu não fiquei satisfeito, e segui a trilha que indicava a Pedra do Cume, e , apenas 2,5 Km (de subida) cheguei no topo realmente, onde existem duas rampas de vôo livre, uma em cada lado da serra... Que vista !!Valeu cada gota de suor... Fica aqui a minha sugestão para os mais dispostos : vale a pena subir esses 2,5 Km....A descida para Joanópolis é alucinante (apesar de perigosa em alguns trechos de erosão), e a volta é super tranquila, ainda mais depois de todo aquele ar puro do topo da serra... Jamais olharei a Serra do Lopo com os mesmos olhos....! Abraço

    Nota:

Deixe um comentário »

* * *

MARCAS QUE APÓIAM NOSSOS PROJETOS: